A Feira Quinhentista está de volta à cidade da Ribeira Grande para a sua 13ª edição.
Entre os dias 10 e 14 de Julho, sob a temática “Mare Tenebrum: 500 anos de Luís de Camões e Vasco da Gama”, a Ribeira Grande volta a entrar no espírito quinhentista, com um programa que será disponibilizado em breve, informou ontem o município.
A Feira Quinhentista é um evento promovido pela autarquia da Ribeira Grande, que retrata o período medieval, com muita animação, concertos e barraquinhas de artesanato e comes e bebes, atraindo milhares de pessoas.
Festas de São Pedro
Entretanto, prosseguem as Festas de S. Pedro, integradas no 43º aniversário da cidade da Ribeira Grande, com um vasto programa que decorre há vários dias.
Um dos pontos altos das festas de São Pedro é o desfile das marchas populares, que acontece amanhã, 28 de Junho, a partir das 20h, na Ribeira Seca, e que este ano conta com a participação recorde de 14 marchas, todas oriundas do concelho.
Sábado, 29 de Junho, feriado municipal, terá lugar o desfile das Cavalhadas Infantis (pelas 9h30), a missa solene, pelas 10h30, na Igreja de São Pedro, e a partir das 12h o desfile das Cavalhadas de São Pedro.
A sessão solene comemorativa do aniversário da cidade terá lugar no Teatro Ribeiragrandense pelas 18h do mesmo dia, com homenagens a Ricardo Silva (ex-Presidente de Câmara), José Carlos Teixeira (professor catedrático) e Paulo Cabral (cônsul honorário no Winnipeg), à Escola Secundária da Ribeira Grande (50 anos de actividade), à Associação Amigos de Rabo de Peixe dos Estados Unidos da América (30 anos de actividade) e à Escola Profissional da Ribeira Grande (25 anos de actividade).
O programa festivo terminará a 30 de Junho com um espectáculo do Tio Óscar, pelas 16h, no Largo da Cascata, com várias animações ao longo do centro histórico e com a actuação das marchas de São Pedro pela Rua Direita.