Edit Template

Dois projectos musicais terceirenses juntam-se no Música no Forte com “Diz que é Fado”

O coro PACTIS e Wave Jazz Ensemble, juntos no concerto “Diz que é Fado”, apresentam um repertório traçado pelos clássicos da música portuguesa, com primazia para o Fado. Esta é a próxima aposta da temporada “Música no Forte” para o domingo, 14 de julho, ao pôr-do-sol, no Forte de Santa Catarina, nas Lajes do Pico.
Não é um concerto de Jazz, não é um concerto de Fado, é um trabalho de fusão entre as sensibilidades destes músicos, instrumentos e vozes. “Diz que é Fado” é um concerto que nasce da fusão entre o Jazz e o Fado. Para a sua concretização foram escritos arranjos originais para fados tradicionais, para os
instrumentos da Wave Jazz Ensemble e, para as vozes do Coro Pactis, por Antonella Barletta e Miguel Carvalho.
Antonella Barletta, reconhecida pianista no meio musical do Jazz e Miguel Carvalho, jovem músico talentoso, também reconhecido como um dos melhores harmonizadores para coro, recentemente galardoado com o 1o prémio na edição de 2022 do Concurso de Composição 2a Escola de Évora | Eborae Mvsica, com a sua Missa Brevis. É apresentado o tema Mãe, original composto, para instrumentos e vozes, por Tiago Machado, músico sobejamente conhecido principalmente pelo tema, “Ó Gente da Minha Terra”, vencedor do Urso de Prata do Festival de Cinema de Berlim.
“Diz que é Fado” foi concebido numa visão ampla da pluralidade da música nacional, da tradição à modernidade, com ousadas propostas sonoras, é um trabalho conjunto de forma a mostrar como o fado é um género musical que pode ser trabalhado por outros estilos.
Wave jazz Ensemble é constituído pelos músicos Antero Ávila, Antonella Barletta, Nuno Pinheiro, Paulo Borges e Rui Melo. O coro PACTIS é aqui representado pelas vozes de Ana Sofia Andrade, Inês Mariano, Maité Corada, Teresa Lopes e Sónia Pereira.
Os concertos de “Música no Forte” têm entrada livre e iniciam às 19h30 no Forte de Santa Catarina nas Lajes do Pico – um projecto MiratecArts com o Município das Lajes do Pico.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores