Edit Template

Cancelada greve na Atlânticoline

A greve convocada pelo sindicato que representa os maquinistas da Atlanticoline, operadora marítima açoriana, com início previsto para 20 de julho, foi desconvocada após um acordo alcançado com a empresa sobre as horas extraordinárias, informou fonte sindical.
Clarimundo Batista, do Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens, Transitários e Pescas, disse ontem que “as partes entenderam-se”, na sequência de uma reunião ocorrida na quinta-feira, relativamente ao trabalho extraordinário.
O sindicato, que representa os maquinistas da Atlanticoline, apresentou um pré-aviso de greve, para o período de 20 de julho a 12 de agosto, alegando que a administração da empresa não estava a cumprir com o pagamento de horas extraordinárias nos termos acordados.
A Atlânticoline assegura, entre outras rotas, as ligações entre as denominadas ilhas do Triângulo (Faial, Pico e São Jorge), cujo serviço é muito procurado durante a época alta pelos turistas.
Clarimundo Batista explica que o sindicato pretendia que as horas extraordinárias fossem pagas “após duas horas dadas à empresa”, enquanto “a empresa tinha alterado no mês de maio para as 10 horas”.
“No nosso entender, ela [empresa] sempre pagou como tal, ou seja, o pagamento de trabalho extraordinário a partir das duas horas, e eles queriam 10 horas”, frisa o dirigente sindical.
De acordo com este responsável, acresce que a empresa “fazia uma interrupção de jornada contínua, em que o trabalhador voltava duas vezes dentro do mesmo horário de trabalho, iniciando-se o pagamento em 50% do valor, que é a primeira hora, e as restantes a 75%”.
A questão foi ultrapassada também e a parte não paga relativa a 2024, de diferencial entre os 50 e os 75%, vai ser devolvida com base nos retroativos a liquidar em agosto.
O acordo agora alcançado vai vigorar até final de 2025.
A Atlânticoline transporta anualmente quase meio milhão de passageiros e cerca de 30 mil viaturas, sobretudo entre as ilhas do Triângulo, onde opera todo o ano, com recurso a quatro unidades – dois navios e dois ‘ferries’.
Os empresários das ilhas do Triângulo já se tinham manifestado com preocupação sobre esta greve, que poderia prejudicar a economia do Pico, Faial e S. Jorge, conforme nossa edição de ontem

Edit Template
Notícias Recentes
PS desafia Governo Regional a pagar aos fornecedores e reequilibrar as finanças
Governo dos Açores adquire 9 ambulâncias para os bombeiros
Câmara Municipal investe perto de meio milhão de euros na repavimentação de vias municipais nos Arrifes
Ribeira Grande organiza actividades na semana Europeia da Mobilidade
Açores poderão estar mais expostos à nova época dos furacões
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores