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Marca Açores constitui ferramenta essencial na promoção dos produtos e serviços do arquipélago, realça António Ventura

O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação reiterou que a Marca Açores se “constitui como uma ferramenta essencial na promoção dos produtos e serviços do arquipélago”.
António Ventura falava em jeito de balanço final da acção de valorização dos produtos regionais da ilha de Santa Maria levada a cabo pelo Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores, que decorreu entre os dias 8 e 12 de Julho na ilha.
“A valorização da produção local, aliada a novas formas de trabalhar e apresentar os produtos constituíram o objectivo central do encontro entre chefes na ilha de Santa Maria, culminando com uma apresentação no restaurante Ponta Negra, o primeiro restaurante certificado com o selo Marca Açores naquela ilha”, referiu o governante.
Durante cinco dias, os ‘chefs’ José Pereira (restaurante ÕTAKA em São Miguel), André Cruz (restaurante FEITORIA* Michelin, em Lisboa) e João Sá (restaurante SÁLA* Michelin, em Lisboa), estiveram em contacto com os 12 promotores Marca Açores daquela ilha, procurando aprofundar o seu conhecimento, bem como contribuir para a sua promoção e valorização, em especial fora do espaço arquipelágico.
Com esta iniciativa, a Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, através do Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores, e com o apoio da Visit Azores, para além do contacto privilegiado com os empresários de produtos alimentares e do ramo dos serviços de restauração, comércio e animação turística, “pretendeu criar um espaço de partilha de conhecimento e saberes entre a restauração local e os chefes convidados”, acrescentou António Ventura.
Actualmente, existem em Santa Maria 12 promotores, com um universo de 298 selos Marca Açores, designadamente a “Cagarrrita”; a “AçorCactus”; a “Agromariensecoop; Cooperativa de Artesanato de Santa Maria”; a “Mantamaria – Comércio Indústria e Turismo; a Outromundo – Atividades de animação turística e restauração”; a “Peixaria Filipe & Gorete”; o “Talhos Ilha do Sol”; a “Mascote Ilha Amarela”; o “Ângelo de Chaves Braga”, a ARCOA – Associação Regional de Criadores de Caprinos e Ovinos dos Açores” e o Restaurante Ponta Negra, o único restaurante da ilha com certificação Marca Açores.

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