Edit Template

PAN pede gestão cautelosa no património da SINAGA

O PAN/Açores entregou à Mesa da Assembleia Regional um requerimento dirigido ao Executivo com o intuito de saber quais as medidas implementadas para execução das recomendações da Resolução relativa à protecção e reconversão do património industrial da SINAGA.
Em 2022, o PAN viu aprovada uma iniciativa que, em suma, recomenda ao Governo a inventariação e levantamento do estado de conservação dos bens móveis e imóveis da extinta SINAGA, bem como a classificação dos imóveis e adopção de medidas urgentes de preservação do património enquanto marcos seculares da agroindústria açoriana.

PAN à espera de respostas
do governo

No entanto, até ao momento, são desconhecidos quaisquer progressos na protecção e conservação do espólio histórico industrial da SINAGA – preocupação que se estende à população, que vê ao abandono o património com elevado potencial de reconversão e exploração, sem prejuízo do perigo de ruína, motivado pelo avançado estado de degradação, especialmente da chaminé da Fábrica do Álcool, lê-se numa nota do PAN.
O PAN/Açores pretende saber como está a decorrer o cumprimento da recomendação, em particular, quando prevê o Governo Regional proceder à reconversão do património da SINAGA, por forma a evitar a contínua degradação, bem como apurar a existência, ou não, de projectos futuros para a reconversão deste património.
Em visita à antiga Fábrica do Álcool, aquando da campanha eleitoral em Janeiro último, Pedro Neves reiterou que este património deve ser devolvido à população e relembrou a inércia do Executivo na sua reconversão.
“É fundamental, pela importância histórica agroindustrial da SINAGA e pela marca produzida na memória coletiva, que o seu património seja preservado, reabilitado e devolvido à comunidade para seu usufruto”, afirmou o deputado Pedro Neve, citado em nota do partido.

Edit Template
Notícias Recentes
Jeremias Tavares cria peças de vidro através da técnica “Fusing - ”Os presépios e a bijuteria são os artigos mais procurados nesta época natalícia
Presépio com 300 bonecos de panos do Pico da Pedra é tradição com meia centena de anos
Francisco César apela a um Natal de empatia e união para enfrentar os desafios nos Açores
Neto de açorianos invade tops canadianos com versão de Silent Night
Bispo dirige mensagem de Natal a partir do Estabelecimento Prisional de Angra - “Humanizar todos os ambientes, servir toda e qualquer vida” para além “de cada erro ou fracasso”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores