No 1º semestre deste ano (Janeiro a Junho) foram vendidas nos Açores 2.370 viaturas novas, mais 168 do que o mesmo semestre do ano passado, revela o SREA.
O maior aumento regista-se na venda de ligeiros de passageiros, mas os de mercadorias e mistos também registam crescimentos.
Os pesados de passageiros e de mercadorias baixaram neste período.
O registo contrasta com o 1º trimestre de 2024, em que se verificou uma diminuição de 5,9% nas vendas de veículos novos, relativamente ao mesmo trimestre do ano anterior.
Dos 929 veículos vendidos neste trimestre, 905 são automóveis ligeiros, o que equivale a 97,4% da totalidade de veículos novos vendidos
Quota de carros eléctricos em Portugal acima da média da UE
Mais de 256,5 milhões de veículos de passageiros circulavam nas estradas da União Europeia (UE) em 2023, mas apenas 4,48 milhões (1,7%) eram 100% elétricos, segundo o Eurostat.
Em Portugal, existia nesse ano um parque automóvel de 5,9 milhões de carros, dos quais 111 mil eram movidos exclusivamente a bateria.
Uma quota de 1,87%, acima da média comunitária.
Os dados do serviço estatístico europeu mostram que, no último ano, a Dinamarca (7,1%) tinha a maior quota de viaturas de passageiros 100% elétricas no conjunto dos 27 Estados-membros da UE, com a Suécia (5,9%) e o Luxemburgo (5,1%) a completarem o top 3.
O peso (1,87%) deste tipo de veículos no parque automóvel nacional coloca Portugal na 11.ª posição entre os 27 países do bloco comunitário.
Em contrapartida, 16 Estados-membros registaram quotas inferiores à média da UE, 14 das quais abaixo de 1%.
As quotas mais baixas observaram-se em Chipre, na Grécia e na Polónia, em cada um na ordem dos 0,2%.
O Eurostat revela também que foram registados 1,5 milhões de novos automóveis de passageiros eléctricos na União Europeia em 2023, um aumento de 48,5% face ao ano anterior, quando o número deste tipo de carros em circulação nos 27 Estados-membros era de pouco mais de 3 milhões.
A percentagem de novos registos de veículos 100% eléctricos estava abaixo de 1% até 2018, mas desde então tem vindo a crescer: de 5,3% em 2020, a 9,0% em 2021, 12,1% em 2022 e, por fim, 14,6% no ano passado — um valor que, segundo o gabinete estatístico, “assinala a continuação do rápido aumento da adopção de veículos eléctricos na UE”.