Edit Template

Autarquia de Vila Franca do Campo promove escavações no Forte do Tagarete

A Câmara Municipal de Vila Franca do Campo está a desenvolver uma campanha de escavações arqueológicas no Forte do Tagarete, também conhecido como Forte d’Areia e Forte do Baixio.
Os trabalhos, com duração de nove dias, procuram responder à principal questão, tantas vezes colocada, que tem a ver com a época de construção daquela que é a segunda maior fortificação da ilha de São Miguel, construída para defender os principais areais de desembarque em Vila Franca do Campo e o ancoradouro do ilhéu.
A escavação no interior da muralha está a decorrer dentro do prazo previsto e é através dela que a equipa, orientada pelos arqueólogos Diogo Teixeira Dias e Daniela Cabral, procura vestígios, como restos de objectos de cerâmica, moedas ou argamassas que, posteriormente analisados, possam revelar as respostas pretendidas. O que resta do Forte do Tagarete na actualidade corresponde a 60% da estrutura original. Tem três guaritas e dez canhoneiras, uma das quais, a certa altura, foi transformada em latrina.
Ao longo dos anos, o forte foi desaparecendo, mas o Município de Vila Franca do Campo já está a resgatar a sua memória, uma forma de preservar a sua história e arquitectura.

Edit Template
Notícias Recentes
PS desafia Governo Regional a pagar aos fornecedores e reequilibrar as finanças
Governo dos Açores adquire 9 ambulâncias para os bombeiros
Câmara Municipal investe perto de meio milhão de euros na repavimentação de vias municipais nos Arrifes
Ribeira Grande organiza actividades na semana Europeia da Mobilidade
Açores poderão estar mais expostos à nova época dos furacões
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores