Edit Template

PS culpa Governo por passageiros à chuva no Porto de Pipas

O deputado socialista Luís Leal realçou que os passageiros que viajam por via marítima a partir de Angra do Heroísmo, no Porto das Pipas, “estiveram meses expostos ao sol e à chuva sem qualquer tipo de necessidade e por inércia do Governo Regional”, lembrando que o Partido Socialista alertou para a situação no arranque do verão.
O deputado socialista eleito pela ilha Terceira classificou como “positiva, mas tardia” a solução encontrada, salientando que “é de admirar que uma coisa tão simples tenha sido feita tão tarde, desprezando as condições de segurança e conforto dos passageiros do Porto das Pipas, que pagam os seus bilhetes para viajar nos ferrys da Atlanticoline”.
Luís Leal referia-se à muito recente decisão da Portos dos Açores, uma empresa pública sob a tutela do Governo Regional dos Açores, de criar uma “sala de espera temporária” num espaço que já albergou um bar e que se encontrava encerrado há largos anos.
“O Grupo Parlamentar do PS alertou, em devido tempo, ainda antes do arranque do verão em força, para o que estava a suceder: passageiros a aguardar o embarque em pé, sem um único banco à vista, debaixo de sol e de chuva, sem acesso a uma casa de banho que fosse. Ainda assim, a tutela demorou mais de um mês e meio a fazer o óbvio, que era abrir um espaço seu, no próprio Porto das Pipas, que se encontrava encerrado e sem qualquer utilização. Não se pode ter este desprezo e esta insensibilidade pelos Açorianos, em particular por aqueles que pagam bilhete para viajar nos transportes marítimos de passageiros da Região”, vincou Luís Leal.
O parlamentar do PS faz agora o apelo de que a sala de espera temporária “não se transforme em definitiva”, uma vez que o Porto das Pipas, o interface marítimo de uma das maiores cidades dos Açores, Angra do Heroísmo, merece ter “uma gare de passageiros planeada, moderna, funcional e condigna”.
Noutra frente, Luís Leal desafiou o Governo Regional da coligação PSD/CDS/PPM a “resolver a caótica situação do estacionamento e da circulação de viaturas no Porto das Pipas”, uma vez que a “falta de lugares adequados para estacionar, agravada pela reserva de espaços prioritários para atrelados de embarcações de recreio, é um problema que tem de ser resolvido urgentemente”.
“O desordenamento e o estacionamento caótico criam dificuldades completamente desnecessárias a todos aqueles que precisam de aceder aquele porto. Talvez daqui a uns meses a situação esteja resolvida. Para já, o PS/Açores faz o seu papel, que é o de alertar para os problemas e apontar soluções”, sublinhou o deputado socialista.
“A construção de uma gare marítima, com um estacionamento ordenado e eficaz, que garanta a proteção e o conforto aos passageiros que utilizam o Porto das Pipas deve ser uma prioridade absoluta. É algo que não vamos esquecer e de que não vamos abdicar. Se necessário for, o PS/Açores irá levar esta questão ao Parlamento dos Açores, porque o Porto das Pipas é vital para a vida e o desenvolvimento da ilha Terceira”, garantiu Luís Leal.

Edit Template
Notícias Recentes
PS desafia Governo Regional a pagar aos fornecedores e reequilibrar as finanças
Governo dos Açores adquire 9 ambulâncias para os bombeiros
Câmara Municipal investe perto de meio milhão de euros na repavimentação de vias municipais nos Arrifes
Ribeira Grande organiza actividades na semana Europeia da Mobilidade
Açores poderão estar mais expostos à nova época dos furacões
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores