Edit Template

Dona Beija e Terra Nostra reabertas ao público

A Direcção Regional de Saúde dos Açores anunciou ontem a reabertura de duas zonas termais na ilha de São Miguel, a da Poça da Dona Beija e a do Parque Terra Nostra, encerradas desde Julho devido a contaminação microbiológica.
As zonas termais da Caldeira Velha, Poça da Dona Beija e Parque Terra Nostra, na ilha de São Miguel, estavam encerradas desde 26 de Julho, por decisão das autoridades de saúde, por as análises às águas terem apresentado “resultados positivos para contaminação microbiológica”.
Segundo um comunicado da Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, em Julho, a Direcção Regional de Saúde (DRS), em articulação com as autoridades de saúde da Ribeira Grande e Povoação, e a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, realizou uma investigação ambiental com colheitas de águas nos três locais.
No seguimento dos resultados agora conhecidos, os mesmos “demonstram que as amostras das piscinas da Poça da Dona Beija e do Parque Terra Nostra apresentam significativo decréscimo na concentração do agente microbiológico (acima de 95% de redução) em relação à primeira amostragem, e em linha com a segunda amostragem”, lê-se no comunicado.
“Aqui chegados, a Autoridade de Saúde Regional, em estreita articulação com os gestores destes sistemas de água termal, estruturou os procedimentos necessários para uma reabertura segura desde já da Poça da Dona Beija e do Parque Terra Nostra”, frisou a DRS.
A reabertura das mesmas, incluí a elaboração de um “Programa de Prevenção de proliferação microbiológica”, do qual terá em conta um “Plano de controlo analítico”.
O comunicado salientou que “por indicação da Autoridade Regional de Saúde, serão adoptadas medidas no local para protecção de grupos vulneráveis, por exemplo, a área adjacente aos tanques deverá ser equipada com duches de utilização individual, para que os utentes possam lavar-se antes e após a utilização dos mesmos. A localização dos duches estará explícita na planta das instalações, constante em anexo ao “Programa de Prevenção”.

Caldeira Velha poderá abrir
na próxima semana

No entanto, relativamente à Caldeira Velha, “em virtude de intervenções necessárias ali realizadas, a avaliação das autoridades de saúde será realizada apenas na próxima semana, após nova colheita de amostras no local”, lê-se.

Monitorização Activa por parte
da Direcção Regional de Saúde

Após estes resultados, ficou estipulado a monitorização activa por parte da Direcção Regional de Saúde, na qual, as entidades gestoras serão “responsáveis pelo envio no dia 1 e no dia 15 de cada mês (de 1 de Maio a 31 de Outubro), e no dia 20 (de 1 de Novembro a 30 de Abril) dos últimos resultados de controlo analítico (com menos de três dias), à autoridade de saúde concelhia, à Coordenação Regional de Saúde Pública e à Direcção Regional de Saúde, sob pena de encerramento imediato do espaço.”
“Salientamos que as autoridades de saúde dos Açores, em estreita colaboração com as demais entidades envolvidas, tomarão todas as medidas na defesa da Saúde Pública na nossa Região, nesta nova etapa, tal como tem feito ao longo de todo este processo.”, finalizou.

Edit Template
Notícias Recentes
PS desafia Governo Regional a pagar aos fornecedores e reequilibrar as finanças
Governo dos Açores adquire 9 ambulâncias para os bombeiros
Câmara Municipal investe perto de meio milhão de euros na repavimentação de vias municipais nos Arrifes
Ribeira Grande organiza actividades na semana Europeia da Mobilidade
Açores poderão estar mais expostos à nova época dos furacões
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores