Edit Template

Temperaturas elevadas nos Açores com impactos negativos na agricultura

As elevadas temperaturas registadas no arquipélago dos Açores estão a afectar o sector agrícola da região.
Em declarações à RTP/Açores, o Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, afirmou que as dificuldades são sentidas em todas as ilhas do arquipélago “em todas as ilhas, sem deixar ninguém de fora, começamos a ter problemas muito graves. Tínhamos excelentes produções de milhos forrageiros, mas estamos a antecipar o seu corte, precisamente porque o milho não tem as condições suficientes para se aguentar mais tempo, porque está a perder muita qualidade”, afirmou, tendo também salientado que o problema ascende a outros sectores como nas “produções também a nível de fenos para as vacas e os rolos silagem. Tivemos graves problemas, porque produziram muito menos este ano”, declarou.

Seguros
agrícolas

Jorge Rita explicou que a Federação Agrícola dos Açores apresentará, em breve, uma proposta para melhorar os seguros agrícolas, mas pede que o Governo dos Açores seja mais ousado, nesta temática: “embora tenhamos um plano para apresentar ao governo nos próximos dias, esta serve para o próximo ano, já não serve para este ano”, frisou, uma vez que, referiu, a melhoria destes seguros evitaria que recorressem: “fundos regionais do Governo Regional, que depois também promete e não paga no tempo direito. Temos o caso do Óscar que ainda está por pagar, temos as intempéries, as chuvadas brutais, na primeira semana de Junho com um prejuízo incalculável na maior parte das produções. E agora temos mais esta para apresentar ao senhor Secretário e ao Governo Regional”.

Jorge Rita
lança alerta
às industrias de lacticínios

Jorge Rita lançou ainda um alerta às indústrias de lacticínios, afirmando que as mesmas devem estar atentas a esta situação: “a falta de alimentos, que poderá ocorrer nas ilhas nos próximos tempos, poderá onerar ainda mais os produtores, e obviamente que poderá acontecer, aquilo que penso que as indústrias também não querem, que é muito menos produção por falta de alimentos”, declarou o Presidente da Federação Agrícola dos Açores, sobre um dos sectores mais importantes para a região.

Edit Template
Notícias Recentes
Jeremias Tavares cria peças de vidro através da técnica “Fusing - ”Os presépios e a bijuteria são os artigos mais procurados nesta época natalícia
Presépio com 300 bonecos de panos do Pico da Pedra é tradição com meia centena de anos
Francisco César apela a um Natal de empatia e união para enfrentar os desafios nos Açores
Neto de açorianos invade tops canadianos com versão de Silent Night
Bispo dirige mensagem de Natal a partir do Estabelecimento Prisional de Angra - “Humanizar todos os ambientes, servir toda e qualquer vida” para além “de cada erro ou fracasso”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores