Edit Template

Câmara Municipal de Ponta Delgada reforça investimento na limpeza urbana

A Câmara Municipal de Ponta Delgada adquiriu uma nova viatura de lavagem de contentores para continuar a melhorar a limpeza e higiene urbana.
A aquisição desta viatura representou um investimento municipal de cerca de 300 mil euros com o objectivo de garantir uma maior eficiência do serviço prestado aos munícipes, permitindo aumentar a capacidade de limpeza dos contentores de resíduos nas 24 freguesias do concelho de Ponta Delgada.
A nova viatura lava contentores possui a mais recente tecnologia de lavagem, com o melhor desempenho e com o menor gasto de água, pois é um equipamento que trabalha em circuito fechado, onde a água é totalmente reaproveitada.
Devido ao sistema de reciclagem, é possível a lavagem de forma eficiente de 65 contentores com uma única carga de água, ou seja, 1600 litros de água, sendo que todos os contentores são desinfectados após a lavagem.
Com esta nova viatura, a Câmara Municipal de Ponta Delgada passa a dispor de uma frota de 30 viaturas afectas à higiene urbana, sendo duas com a função de lava contentores, que vão assegurar a lavagem dos contentores públicos de superfície e eco-ilhas.
Desta forma, o município de Ponta Delgada continua a trabalhar na melhoraria do serviço de recolha de resíduos em todas as 24 freguesias do maior concelho dos Açores.
A Câmara Municipal tem aumentado o investimento público na limpeza e recolha de resíduos com o propósito de apresentar um concelho amigo do ambiente, que ofereça bem-estar aos seus cidadãos, com elevados padrões de atractividade para todos aqueles que optem por viver, trabalhar ou visitar Ponta Delgada.
No âmbito da estratégia ambiental desenvolvida pela autarquia de Ponta Delgada foi implementado um Local de Armazenamento de Contentores (LAC) na Rua do Aljube, que permitiu desactivar uma eco-ilha situada em frente ao Tribunal Administrativo e Fiscal e criar um novo espaço de utilização pública.
Neste momento, estão a ser preparados dois novos LAC, situados na travessa do Colégio e Largo 2 de Março, permitindo melhorar o sistema de recolha de resíduos do centro histórico, num modelo de recolha que conta com a colaboração das empresas especializadas para melhorar o ambiente na cidade de Ponta Delgada.
Foram ainda construídos três novas Eco-Ilhas, na Rua Direita do Ramalho, Rua Dr. Hugo Moreira e Rua Dr. Paulo Alberto de Oliveira.
O Departamento de Gestão Ambiental aumentou a equipa de recolha de “monstros” garantindo uma resposta mais rápida e eficiente a todos os pedidos apresentados na Câmara Municipal de Ponta Delgada. A aplicação desta medida tem vindo a contribuir para o acréscimo da quantidade de monstros transportados para os centros de recolha e a redução da colocação de resíduos de forma indevida no concelho.
Os resíduos de grandes dimensões, vulgo “monstros” e os resíduos verdes e lenhosos (erva cortada, ramos, folhas, galhos, etc) são recolhidos pela Câmara Municipal, de forma gratuita, através de marcação prévia efectuada através dos seguintes contactos: 296 304 400 ou linha verde gratuita 800 205 479.
Em 2023, o Departamento de Gestão Ambiental da Câmara Municipal de Ponta Delgada recolheu cerca de 41 mil toneladas de resíduos urbanos nas 24 freguesias, estando a promover a campanha de sensibilização denominada de “Ponta Delgada mais limpa depende de todos”, para aumentar a reciclagem de resíduos urbanos, através de acções de comunicação e sensibilização junto da população, comunidade escolar, juntas de freguesia e empresas.

Edit Template
Notícias Recentes
PS desafia Governo Regional a pagar aos fornecedores e reequilibrar as finanças
Governo dos Açores adquire 9 ambulâncias para os bombeiros
Câmara Municipal investe perto de meio milhão de euros na repavimentação de vias municipais nos Arrifes
Ribeira Grande organiza actividades na semana Europeia da Mobilidade
Açores poderão estar mais expostos à nova época dos furacões
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores