Após a implementação das novas trotinetas eléctricas e bicicletas da plataforma de mobilidade BOLT em Ponta Delgada, o agora abandono das mesmas é motivo de contestação por parte da população.
A indignação provém do estacionamento destas em locais impróprios e com o constante bloqueio que acaba por causar o transtorno dos peões, noticia a RTP/Açores.
Em declarações ao mesmo meio de comunicação, Marcos Resendes, o vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada explicou que a Câmara Municipal já entrou em contactado com a empresa responsável para compreender a situação: “a informação que tenho, por parte da empresa que gere o serviço, é que eles têm zero percas, neste momento, de equipamentos. Portanto, esse abandono não é reconhecido pela empresa. Eles têm inclusivamente um serviço que no fim do dia recolhe todos os equipamentos que estão abandonados”, declarou o mesmo, tendo também explicado que as trotinetas e bicicletas eléctricas são sempre recolhidas no fim do dia “e repostas nas suas zonas docas, que neste momento são cerca de 65 na cidade”, frisou.
Por seu turno, na resposta à RTP/Açores a empresa avançou que está “a trabalhar diariamente para proporcionar a melhor solução possível: a melhoria passará inevitavelmente por criar mais parques virtuais, e continuar a optimizar os já existentes”, e explicou que tem estado sempre em comunicação activa dentro da aplicação “para alertar os utilizadores para o maior civismo possível aquando da utilização das trotinetas e bicicletas e, a acrescenta, usamos um mecanismo de inteligência artificial para avaliar o estacionamento, o que por sua vez vai reflectindo num sistema de pontuação dos utilizadores – que, se chegar a um limite mínimo, poderá mesmo suspender a utilização dos veículos por parte dessa pessoa”.
A empresa referiu ainda que a frota de veículos tem sido lançada de forma gradual e que, actualmente, estão em Ponta Delgada cerca de 90% das trotinetas eléctricas estipuladas e metade das bicicletas.
O responsável pela plataforma, Frederico Venâncio, fez ainda um balanço positivo e diz que ambos os veículos já fizeram um total de 35 mil quilómetros.