Edit Template

Governo dos Açores propõe-se promover o primeiro Fórum Global do Espírito Santo

O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades anunciou esta semana, nos Estados Unidos da América, que o Governo dos Açores pretende organizar, em 2025, um primeiro Fórum Global do Espírito Santo.
Paulo Estêvão, que participava nas Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra, explicou que a iniciativa deverá promover o debate entre diferentes especialistas dos Açores e da diáspora açoriana sobre o culto popular em louvor da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.
Este Fórum Global poderá decorrer de forma tripartida por ocasião das Grandes Festas do Espírito Santo que se realizam em Ponta Delgada, nos Açores, em Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, e em Santa Catarina, no Brasil, incluindo ainda uma possível extensão à vila de Alenquer, no continente português, que é considerada o berço do culto.
Para Paulo Estêvão, as festas em louvor do Divino Espírito Santo constituem “a manifestação cultural mais representativa da identidade açoriana no mundo” e, por isso, “merecem uma abordagem interdisciplinar e internacional que seja capaz de abordar o seu passado, presente e futuro”.
Esta mesma abordagem, segundo acrescentou, poderá alargar-se futuramente a um segundo Fórum Global, dessa vez dedicado ao culto do Senhor Santo Cristo dos Milagres, a decorrer por ocasião das suas festas mais representativas nos Açores, no Canadá e na Bermuda.
O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades representou o Governo dos Açores na 38.ª edição anual das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra, que decorreram na cidade de Fall River, de 23 a 26 de Agosto, acompanhado pelo Director Regional das Comunidades, José Andrade.
Intervindo segunda-feira no banquete de encerramento das Grandes Festas, que reuniu cerca de 500 pessoas representativas dos Estados de Massachussets e Rhode Island, Paulo Estêvão anunciou que o novo Governo dos Açores “pretende continuar o essencial da política de relacionamento com as comunidades açorianas desenvolvida pelos sucessivos governos anteriores, independentemente das legítimas diferenças ideológicas de cada um, mas vai inovar e aprofundar a sua actuação com iniciativas próprias”.
“A maior parte do povo dos Açores reside na América”, pelo que “devemos intensificar a nossa presença junto da diáspora açoriana”, afirmou, exemplificando com “a necessidade de reforço do apoio institucional ao movimento associativo e à comunicação social das nossas comunidades”.
Paulo Estêvão lembrou uma frase histórica do presidente norte-americano John Kennedy: “Não perguntes ao teu país o que é que ele pode fazer por ti; pergunta a ti próprio o que é que podes fazer pelo teu país”. E acrescentou: “os nossos emigrantes já fizeram muito pelos Açores, mas agora é hora de perguntarmos o que é que nós podemos fazer pelos nossos emigrantes”.
“Se há coisa que nos une nos Açores, é a defesa e a valorização da diáspora açoriana”, concluiu.
Na sua primeira visita oficial aos Estados Unidos, enquanto Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão reuniu-se com entidades representativas das comunidades açorianas de Massachussets e Rhode Island, participou nas Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra e visitou os órgãos de comunicação social de língua portuguesa em Fall River e New Bedford.
Na Terça-feira, no quinto e último dia do seu programa oficial, o governante deslocou-se à cidade de New Bedford para visitar o Museu da Baleação, que inclui uma importante galeria açoriana, e a Casa da Saudade, considerada a única biblioteca exclusivamente açoriana dos Estados Unidos da América.

Edit Template
Notícias Recentes
Morre-se mais de cancro nos Açores do que no resto do país
Doentes regressam na próxima semana ao HDES com abertura completado hospital modular
Empresários estão contra a semana de 4 dias nos Açores
Parque Terra Nostra recebe título de Excelência Internacional pelas suas camélias até 2034
Pedro Nascimento Cabral garante dois mini-buses eléctricos e gratuitos para pessoas com mobilidade reduzida em Ponta Delgada
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores