A economista Carla Bretão é a nova responsável pelas finanças da diocese de Angra, depois de ter sido nomeada pelo bispo Armando Esteves Domingues, com o parecer favorável do Colégio de Consultores e Conselho de assuntos Económicos.
Trata-se da primeira mulher a assumir o cargo de ecónoma naquela diocese, anunciou o sítio Igreja Açores, substituindo assim o anterior responsável, o cónego António Henrique Pereira, com quem trabalhava desde 2021 como ecónoma adjunta.
A nomeação de Carla Bretão “assenta no reconhecimento do profissionalismo do serviço de economato e na possibilidade de leigos competentes nesta área poderem contribuir com o seu desempenho para o funcionamento da diocese”, adianta o órgão de comunicação diocesano.
“Fiquei agradada e muito contente pela confiança redobrada que a diocese tem colocado no meu trabalho e na equipa que me acompanha na condução dos destinos financeiros da diocese. Para nós é o reconhecimento de que estamos a fazer o melhor pela nossa diocese”, referiu por seu lado a nova ecónoma, em declarações ao mesmo órgão.
Embora a colocação de uma mulher leiga na condução dos destinos financeiros diocesanos seja inédita, segundo a nova responsável “pouco irá mudar”.
“Será uma continuidade do trabalho que temos vindo a desenvolver. E este trabalho não é só de leigos mas também com os sacerdotes, com a Cúria e com o senhor Bispo para todos, em conjunto, trazermos à diocese o melhor que podemos fazer para garantir e prosseguir o seu trabalho pastoral”, afirma Carla Bretão.
Licenciada em Economia pela Universidade de Coimbra, a nova ecónoma frequentou a pós-graduação em Direito Regional na Universidade dos Açores. É funcionária da diocese desde 2001, tendo sido nomeada ecónoma adjunta 20 anos depois.
Foi deputada à Assembleia Legislativa dos Açores entre 2004 e 2011, e membro do Conselho fiscal da Caixa Económica da Misericórdia de Angra. É ainda, desde 2023, membro da Direção da Fundação Pia Clínica do Bom Jesus.
Ao vigário-geral, cónego Gregório Rocha, ficam atribuídas funções de coordenação dos vários serviços da Cúria – administrativos e financeiros – “zelando para a sua boa articulação”, refere o Igreja Açores.
O cónego António Henrique Pereira, anterior ecónomo, que é professor de Educação Moral e Religiosa Católica e membro do Cabido da Sé, “fica agora mais disponível para o trabalho pastoral nas paróquias de Porto Judeu e da Feteira, na ilha Terceira”.