Edit Template

Plano Regional de Saúde já tem seis programas e respectivos gestores

Foram apresentados em Angra do Heroísmo os primeiros seis programas e respetivos gestores que compõem o Plano Regional de Saúde 2030.
Mónica Seidi, Secretária Regional da tutela, destacou a elevada qualidade dos documentos apresentados, elaborados maioritariamente por profissionais do Serviço Regional de Saúde.
“Esta apresentação é sustentada por evidências científicas indicadas e sinalizadas por cada um dos gestores dos programas, a quem aproveito para enaltecer e agradecer toda o empenho e dedicação, que representa, naturalmente, uma mais-valia para todos nós”, vincou.
Foram seis os programas apresentados, designadamente: o Programa Regional para a Promoção da Alimentação Saudável, coordenado pela nutricionista Ana Raquel Marinho; o Programa Regional para a Literacia em Saúde, coordenado por Paisana Lopes; o Programa Regional para o Envelhecimento Ativo e Saudável, cuja gestão cabe a Alexandra Meneses; o Programa Regional para a Saúde Escolar, coordenado por Ana Granadeiro; o Programa Regional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências, com Mónica Fagundes e, finalmente, para a Prevenção e Combate ao Tabagismo, o programa será gerido por João Sarmento.
O Plano Regional de Saúde foi apresentado em abril, esteve em consulta pública durante 30 dias e “desde Junho até agora estiveram a ser elaborados os programas e estratégias regionais que dizem respeito às áreas identificadas como prioritárias”, sublinhou Mónica Seidi, Secretária da Saúde e Segurança Social.
E acrescentou: “por apresentar estão ainda cinco programas que serão tornados públicos até ao final do ano”. ~
A comissão de acompanhamento é formada por João Sarmento, Eduardo Paixão e Raquel Dutra.
“O Plano Regional de Saúde é dinâmico e requer uma monitorização e avaliação regulares, ou mais do que uma, e pretende o envolvimento da sociedade. O Plano é feito para os utentes do Serviço Regional de Saúde, é para os açorianos”, acrescentou a governante. E concluiu: “queremos, em 2030, ter a maior parte dos objetivos alcançados, em especial nas áreas que têm um impacto mais fundamental na qualidade de vida dos açorianos”.

Edit Template
Notícias Recentes
Jeremias Tavares cria peças de vidro através da técnica “Fusing - ”Os presépios e a bijuteria são os artigos mais procurados nesta época natalícia
Presépio com 300 bonecos de panos do Pico da Pedra é tradição com meia centena de anos
Francisco César apela a um Natal de empatia e união para enfrentar os desafios nos Açores
Neto de açorianos invade tops canadianos com versão de Silent Night
Bispo dirige mensagem de Natal a partir do Estabelecimento Prisional de Angra - “Humanizar todos os ambientes, servir toda e qualquer vida” para além “de cada erro ou fracasso”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores