O Conselho Mundial das Casas dos Açores (CMCA) reúne a sua assembleia geral presencial de 2024, esta semana, na ilha de São Jorge.
A 26.ª reunião anual do órgão de articulação das Casas dos Açores tem lugar na vila das Velas, de 11 a 13 de Outubro, por iniciativa da Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, através da Direção Regional das Comunidades.
A reunião magna do CMCA arranca com a sessão de abertura agendada para as 19h00 do dia 11 de Outubro, no salão nobre dos Paços do Concelho das Velas de São Jorge.
Participam nesta sessão o Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, o Presidente da Câmara Municipal de Velas, Luís Silveira, o Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, e a presidente em exercício do CMCA, Suzanne Cunha, da Casa dos Açores do Ontário.
No dia seguinte, 12 de Outubro, realiza-se a primeira sessão plenária do CMCA, pelas 10h00, na Casa Museu Cunha da Silveira, com uma ordem de trabalhos que prevê a revisão do regulamento do CMCA e a admissão formal da Casa dos Açores do Espírito Santo, no Brasil, bem como um debate sobre os principais desafios que estas instituições enfrentam atualmente, segundo nota governamental.