O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, atribuiu mais de 200 termoacumuladores elétricos a famílias da ilha Graciosa, num investimento superior a 82 mil euros.
Esta ação visa promover a eletrificação das habitações e uma melhor gestão do consumo de energia, com o objetivo de reduzir a despesa das famílias e contribuir para a descarbonização da Região Autónoma dos Açores.
Os contratos de cedência dos equipamentos foram assinados esta semana, acompanhados de uma sessão de sensibilização sobre o uso eficiente dos termoacumuladores, orientada para maximizar as poupanças na fatura energética das famílias beneficiadas.
A Graciosa, onde cerca de 65% da eletricidade já é produzida a partir de fontes renováveis, oferece condições ideais para a implementação desta medida.
Além de promover uma gestão otimizada do elevado nível de energia renovável disponível na ilha, a iniciativa ajudará a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, diminuindo assim a dependência do gás butano e a importação de combustíveis fósseis.
A distribuição dos termoacumuladores faz parte do projeto LIFE IP CLIMAZ e, além de uma nova campanha já planeada para a Graciosa, a iniciativa deverá ainda ser expandida para outras ilhas do arquipélago.
Para a Secretária Regional da tutela, Berta Cabral, este é mais um passo que o Governo dos Açores dá no sentido de manter a Graciosa com “a ilha modelo dentro dos Açores” no que às energias renováveis diz respeito.
“Para o Governo dos Açores, é fundamental que a Graciosa se afirme neste tipo de turismo. A Graciosa está num caminho muito mais à frente do que qualquer outra no caminho do turismo sustentável. Esta ilha é um modelo dentro dos Açores”, sublinha a governante em nota oficial.