Edit Template

Ponta Delgada assinala Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza com conferência no Centro Natália Correia

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, como forma de assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, comemorado a 17 de Outubro, vai realizar a conferência “Pensar para agir – As Problemáticas Sociais Resultantes dos Novos Consumos”.
Esta será uma iniciativa que terá lugar no Centro Natália Correia e que tem como objectivo reflectir e debater soluções para uma das grandes preocupações da autarquia de Ponta Delgada.
Quanto ao programa deste evento, as portas abrem pelas 9h00 e a sessão de abertura arranca, às 9h30, com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal, Pedro Nascimento Cabral e do Director Regional da Prevenção e Combate às Dependências, Pedro Fins.
Pelas 10h00, dá-se início ao primeiro painel, intitulado “A Realidade nas Regiões Ultra Periféricas, resultantes dos Novos Consumos”, onde irão participar a Vereadora do Município de Ponta Delgada, Cristina do Canto Tavares e a Vereadora do Município do Funchal, Helena Leal, seguindo-se um debate e um “coffee break”.
Para o segundo painel, que abordará o tema “A Dimensão Clínica dos Consumos das Novas Substâncias Psicoativas”, haverá duas comunicações, agendadas para as 11h15. Uma da representante da Casa de Saúde São João de Deus, do Funchal, Lavínia Corte, denominada “Caminhos Cruzados: Um olhar sobre a Pobreza e os novos consumos na Madeira” e outra do representante da Casa de Saúde de São Miguel, João Paulo Vidal, que falará sobre “ O tratamento dos consumidores de NSP na Casa de Saúde S. Miguel – Clínica S. João de Deus”.
Após mais um momento de debate, que ganha lugar após cada intervenção, segue-se, pelas 12h00, o terceiro painel sob o tema “Estratégias de Intervenção com a população em situação de Exclusão Social”, que conta com a participação de Director Executivo CRESCER Associação de Intervenção Comunitária (Lisboa), Américo Nave, que abordará o assunto da “Redução de Riscos e Minimização de Danos no trabalho com pessoas em situação de vulnerabilidade” e a comunicação do Director Regional de Prevenção e Combate às Dependências, Pedro Fins, que desenvolverá o tema de “O Impacto das Dependências no desenvolvimento social e económico açoriano: A Abordagem Integrada do Grupo Multisectorial”.
Depois de mais um momento de debate e de troca de ideias, dá-se início à sessão de encerramento com a vereadora da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Cristina Canto Tavares, pelas 13h00.
As actividades desta conferência organizada pela Câmara Municipal de Ponta Delgada prolongam-se durante a tarde com visitas sobre as “Boas Práticas de Intervenção Social”, às 14h40, ao Centro Ocupacional da Casa de Saúde S. Miguel e às 15h00, ao Projecto de Inclusão Social “Casa Manaias”.

Edit Template
Notícias Recentes
Ministério da Justiça anuncia que está a dar início a “obras urgentes” na cadeia de Ponta Delgada
Paulo do Nascimento Cabral nomeado Relator sobre Política de Coesão
Concerto e Brinde de Ano Novo no Teatro Micaelense
Cristóvam apresentamúsica do filme “First Date” no Auditório da Madalena
Detido pessoa pela suspeitada prática do crime de violência doméstica contra a sua avóno concelho de Ponta Delgada
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores