A Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, anunciou ontem que a média da taxa de transição dos alunos EPIS nos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário é superior nos Açores do que no continente.
“As nossas taxas são francamente positivas e melhores que os dados registados na pré-pandemia”, declara.
A governante falava ontem à margem da cerimónia de apresentação pública da do projeto EPIS – Mediadores para o sucesso escolar, na Escola Básica Integrada de Arrifes.
Em 2014/15, quando iniciou o projeto, os alunos do 3.º ciclo do ensino básico deste programa tinham uma taxa de transição de 74,5%; no ano 2023/24 a taxa é de 81,1%.
O projeto EPIS foi implementado na Região há 10 anos e o governo de coligação decidiu estender a mais alunos, escolas e níveis de ensino.
De acordo com a titular da pasta da Educação, os alunos intervencionados estão em “situações complexas, com altas taxas de insucesso”.
Depois de sinalizados pela escola, inicia-se “um processo de apoio individualizado e direcionado a cada um dos indivíduos, o que é muito importante para o combate ao abandono precoce da educação e da formação”.
A Secretária Regional recordou os resultados alcançados nos exames nacionais e que foram superiores aos do continente em disciplinas como Português e Matemática A, conclui nota do governo enviada à comunicação social.