Edit Template

Candidato a Comissário das Pescas fala das RUP

André Franqueira Rodrigues questionou o candidato a Comissário para as Pescas e Oceanos, Costas Kadis, sobre o reforço financeiro da Política Comum das Pescas, o apoio aos rendimentos dos pescadores e à renovação das frotas pesqueiras nas Regiões Ultraperiféricas.
O português, que é também o coordenador dos socialistas na Comissão de Pescas do Parlamento Europeu, intervinha na audição de confirmação do candidato a Comissário para as Pescas e Oceanos, o cipriota Costas Kadis, que teve lugar no Parlamento Europeu, em Bruxelas.
Referindo-se às especificidades do setor das pescas nas Regiões Ultraperiféricas, André Franqueira Rodrigues afirmou “Estas frotas são maioritariamente artesanais e praticam uma pesca de pequena escala. Ao mesmo tempo, os custos da transição para embarcações mais eficientes do ponto de vista energético são muito elevados” e solicitou o compromisso do Comissário quanto “a estudar formas de ajudar os pescadores destas comunidades a atingir este objetivo, nomeadamente através do apoio à renovação das frotas”.
Na resposta o candidato a Comissário Europeu reconheceu que “o setor das pescas nas RUPs tem muitas especificidades, mas estou comprometido em continuar a apoiar estas regiões usando todos os mecanismos que tenho sobre a minha tutela para esse efeito.”
As audições aos candidatos a Comissários Europeus tiveram início esta semana e prolongar-se-ão até ao próximo dia 12 de Novembro, após o que o conjunto do Colégio de comissários será alvo de votação em sessão plenária do Parlamento Europeu.
Nas semanas que antecederam as audições, André Franqueira Rodrigues teve vários encontros bilaterais com futuros Comissários, entre os quais o da Agricultura.

Edit Template
Notícias Recentes
Jeremias Tavares cria peças de vidro através da técnica “Fusing - ”Os presépios e a bijuteria são os artigos mais procurados nesta época natalícia
Presépio com 300 bonecos de panos do Pico da Pedra é tradição com meia centena de anos
Francisco César apela a um Natal de empatia e união para enfrentar os desafios nos Açores
Neto de açorianos invade tops canadianos com versão de Silent Night
Bispo dirige mensagem de Natal a partir do Estabelecimento Prisional de Angra - “Humanizar todos os ambientes, servir toda e qualquer vida” para além “de cada erro ou fracasso”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores