A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, presidiu ao lançamento da primeira fase da aplicação informática SIGGA-CH, que facilitará a marcação da primeira consulta de especialidade hospitalar, um grande avanço no Serviço Regional de Saúde financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“Hoje começamos aqui, pelo Hospital do Santo Espírito, onde estamos, em Angra do Heroísmo, com a implementação desta plataforma, a par da Unidade de Saúde de Ilha da Terceira e da Unidade de Saúde de Ilha da Graciosa, de onde poderão chegar as primeiras referenciações, mas este é um trabalho que, até ao final do ano, incluirá todos os nossos hospitais e unidades de saúde” explicou.
O SIGAA-CH – Sistema Integrado de Referenciação e Gestão do Acesso à Primeira Consulta de Especialidade Hospitalar trabalha em interoperabilidade entre os vários sistemas das diferentes instituições de saúde da Região, e vai contribuir para a digitalização do setor da saúde, simplificar processos e torná-los mais céleres, com maior confidencialidade e benefício para o utente.
Da mesma forma, o sistema informático de suporte, o SIGAA – Sistema Informático de Gestão do Acesso, “terá um papel fundamental porque o seu carácter integrador permitirá uma visão global das listas de espera, fruto da interligação dos sistemas”.
A governante acrescentou ainda que “as listas de espera serão sujeitas a um maior rigor, com uniformidade de critérios, transparência, medição de tempos de acesso e monitorização da dinâmica entre a procura e a resposta”.
A Secretária Regional com a tutela da Saúde concluiu a sua intervenção com uma palavra de profundo apreço aos que tornaram esta plataforma possível.
“Este trabalho, como sempre, só foi possível com o empenho dos nossos profissionais de saúde e de todos os envolvidos, o que permite que o nosso Serviço Regional de Saúde continue a almejar a elevação da qualidade dos cuidados aos nossos utentes”, vincou.