O terminal de cruzeiros das Portas do Mar irá receber hoje e amanhã dois navios cruzeiros com características diferentes.
Hoje será a escala do VOLENDAM, um dos navios de menores dimensões da famosa operadora norte-americana Holland America Lines, que visita Ponta Delgada pela segunda vez.
Esta escala em Ponta Delgada faz parte de um cruzeiro transatlântico de 42 dias, denominado “Round Treep Ultimate Mediterranean Atlantic Passage”, iniciado no passado dia 9 do corrente mês, em Fort Laudardale, Florida, e que previa inicialmente uma escala na cidade da Horta, entretanto cancelada por mau tempo em rota.
Assim, depois da escala na nossa cidade, aquele navio fará escalas em Casablanca, Livorno, Civitavecchia, Nápoles, Catânia na Sicília, Atenas, Valeta, Tunes, Gagliari, Gibraltar, Tanger e Cadiz, antes de nova travessia do Atlântico com destino a Fort Laudardale, onde chegará a 21 de Dezembro.
O VOLENDAM foi construído em 1999 nos estaleiros italianos de Fincantiere, em Marghera, tendo o seu custo orçado os 400 milhões de dólares.
Possui 237 metros de comprimento, 32 metros de boca e um calado de 8,3 metros.
Desloca 61.214 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade para alojar 1.432 passageiros em ocupação normal e 647 tripulantes.
Possui 10 Decks de áreas publicas, 5 dos quais aonde se situam os 716 camarotes.
Tal como em todos os navios da HAL, a vivência a bordo prima pelo ambiente verdadeiramente “frendly” mas muito requintado, onde um serviço de excelente qualidade se alia a uma gastronomia de alta qualidade, como é apanágio dos navios desta operadora.
Nos seus restaurantes “Rotterdam”, “Pinnacle”, “King´s Room”, “Terrace Grill” e “Canaletto”, os passageiros têm um leque muito variado de especialidades gastronómicas.
Segundo informação da CMJ Rieff, agentes da companhia nos Açores, neste itinerário, o navio transporta 1.347 passageiros e 585 tripulantes.
A sua chegada está agendada para as 10H30, devendo soltar amarras pelas 16H00 de Domingo com destino a Casablanca.
NORWEGIAN PRIMA
chega amanhã às 7h
O outro navio que escala Ponta Delgada amanhã é o luxuoso NORWEGIAN PRIMA, o primeiro navio de uma série de seis da nova e inovadora “Prima Class”, da conceituada operadora Norwegian Cruise Lines.
A passagem em Ponta Delgada faz parte de um cruzeiro transatlântico iniciado em Civitavecchia, no passado dia 7, e, para além desta escala na nossa cidade, contemplou paragens em Livorno, Cannes, Barcelona, Palma de Maiorca, Alicante, Málaga, Cadiz e Lisboa, antes da sua chegada à cidade de New York, no próximo dia 23 de Novembro.
De acordo com o com o que foi divulgado pela NCL, por altura da sua inauguração, o Norwegian Prima foi projetado com amplos e inovadores espaços e dotado de um design diferenciado, onde se inclui uma grande variedade de marcas e experiências.
Para os ‘experts’ da indústria de cruzeiros, o design desta nova classe de navios poderá ser entendida como uma resposta da companhia à Edge Clas,s da Celebrity Cruises, e World Class, da MSC, navios com design diferentes, onde se destacam a concepção das proas, a fazer lembrar os grandes navios do início do século XX
Ligeiramente menor que os navios da classe Breakaway Plus, o navio possui 294 metros de comprimento, 44 metros de boca e um calado de 8,7 metros.
Possui 143.535 toneladas brutas de arqueação bruta e capacidade para 3.219 hóspedes em ocupação dupla.
A sua tripulação é normalmente constituída por 1388 elementos.
Disponibiliza 20 Decks, dos quais 16 são de acesso publico, sendo 9 destinados a instalação dos seus 1646 luxuosos aposentos para passageiros.
Foi construido nos estaleiros italianos de Fincantieri, em Marghera, nos arredores de Veneza, em 2021/2022, tendo sido entregue à companhia a 21 de Julho de 2022.
O seu custo orçou os 850 milhões de dólares.
O seu itinerário inicial ocorreu a 27 de Agosto, a partir de Reykjavik, na Islandia, onde ocorreu o seu baptismo, sendo madrinha a popular cantora norte-americana Katy Perry.
Ainda segundo a NCL, o Norwegian Prima reivindica para si o título de um dos mais espaçosos navios de cruzeiros na categoria contemporânea, oferecendo, tal como o Norwegian Viva, mais espaço ao ar livre e acomodações mais amplas do que qualquer outro navio novo.
Para isso dispõe de diversos restaurantes e snack-bares, alguns com esplanadas ao ar livre.
Para além dos restaurantes principais The Commodore Room e o Huldson`s, o primeiro espaço para refeições ao ar livre dispõe do “Indulge Food Hall”, espécie de praça de alimentação de alto padrão com 11 diferentes opções de alimentação, onde se inclui conceituados restaurantes de especialidade, Los Lobos Cantina, Onda by Scarpetta, Coco’s, Seaside Rotisserie e o Hudson´s entre outros.
O navio tem como uma das principais atrações a Viva Speedway, uma das maiores pistas de kart em alto mar, com 420 metros de circuito distribuída em três pisos.
Outras atrações são The Drop, um escorrega seco de queda livre com queda de 10 andares, e o Ocean Boulevard, promenade externo que contorna o navio, com cerca de 4.000 m2 de área. Dispõe de diversas piscinas, escorregas e “water slides” espalhados ao longo da sua promenade e Decks superiores. Igualmente no seu Prima Theatre & Club são apresentados diversos espectáculos, muitos dos quais verdadeiros “interactives games shows”, intitulados “Live on NCL”.
O Norwegian Prima, tal como todos os navios de NCL, é agendado pela CMJ Rieff & Filhos e, segundo os dados disponibilizados na JUL da Portos dos Açores, tem a sua chegada agendada para as 07H00 e a partida com destino a New York marcada para as 19H00.
Exclusivo Azores Cruise Club/
Diário dos Açores