Edit Template

PSD-Açores renova confiança em todos os seus autarcas para as suas recandidaturas

A comissão política regional do PSD/Açores renovou a confiança a todos os autarcas eleitos, estabelecendo o princípio geral da sua recandidatura, e espera ter o processo de elaboração de listas concluído no primeiro semestre de 2025
O secretário-geral do PSD açoriano, Luís Pereira, disse em conferência de imprensa, realizada no seguimento da última reunião da comissão política regional, que aquele órgão “renovou a confiança” a todos os presidentes de câmara, assembleias municipais, assembleias e juntas de freguesia em funções, estabelecendo “o princípio geral da sua recandidatura”.
Segundo Luís Pereira, o PSD/Açores tem como meta ganhar as eleições autárquicas de 2025.
“Presidir ao maior número de câmaras municipais, à maioria das assembleias de freguesia, liderar a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores e a delegação regional da Associação Nacional de Freguesias”, apontou.
Em 2021, o PSD Açores concorreu (sozinho ou em coligação com o CDS-PP e o PPM) e venceu as eleições com 44,7% dos votos, presidindo a oito câmaras municipais (Ponta Delgada, Ribeira Grande, Nordeste, Horta, Madalena, Praia da Vitória, Santa Cruz da Graciosa e São Roque do Pico) e a 73 assembleias de freguesia.
O secretário-geral do PSD açoriano referiu ainda que o partido espera ter o processo de escolha dos cabeças-de-lista às próximas autárquicas no primeiro semestre de 2025.
“Este processo demora bastante porque implica um número muito grande de candidatos. Em 2021, o PSD, em coligação ou sozinho, candidatou sete mil candidatos a estas eleições, aos diferentes órgãos autárquicos e, portanto, é um processo que tem o seu tempo”, disse.
Ainda segundo o secretário-geral do PSD açoriano, o trabalho “já se iniciou”.
“Estamos a trabalhar para garantir que no primeiro semestre de 2025, naturalmente, teremos as nossas candidaturas a todas as câmaras municipais dos Açores apresentadas e aprovadas pelos órgãos do partido”, adiantou.
Luís Pereira também salientou que o processo de escolha dos candidatos autárquicos “inicia-se nas bases do PSD”.
“É um processo que vem de baixo para cima, vai envolvendo todos os órgãos locais do PSD e chega à comissão política regional apenas para decisão dos presidentes das câmaras municipais”, explicou.
Segundo o dirigente, para o PSD/Açores, “apostar no poder local é ganhar coesão social e territorial para vencer a desigualdade e derrotar o despovoamento” das diferentes geografias do arquipélago.
Na última reunião da comissão política regional do PSD/Açores foi também analisada a proposta de Orçamento da região para 2025, considerando o partido que a proposta do executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM é de “realismo político, de estímulo à economia e ao crescimento económico”.
“A proposta de Plano e Orçamento para 2025 é uma proposta de confiança política, de continuidade do crescimento económico, de solidariedade social, no respeito pela liberdade da iniciativa económica”, referiu o secretário-geral social-democrata açoriano.
O Orçamento dos Açores para 2025, que define as linhas estratégicas do executivo PSD/CDS-PP/PPM para o próximo ano, atinge os 1.913 milhões de euros, dos quais cerca de 819 milhões são destinados aos investimentos previstos no Plano.
O Plano e Orçamento dos Açores para 2025 vai ser discutido e votado na próxima semana no parlamento regional, na Horta.

Edit Template
Notícias Recentes
Concurso para o serviço de transporte de passageiros na ilha de São Miguel com uma única proposta validada
“Regiões Ultraperiféricas são chave para segurança e sustentabilidade da União Europeia”, afirma José Manuel Bolieiro
Turismo de Portugal cria linha de apoio para dinamizar Rede de Observatórios de Turismo
Paulo do Nascimento Cabral insatisfeito com presidência dinamarquesa sobre a Coesão
Sector vitivinícola dos Açores regista mais de 30 produtores e mais de 80 vinhos certificados com Denominação de Origem Protegida
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores