Mais uma vez, a Ribeira Grande prepara-se para viver uma intensa época festiva associada às celebrações do Natal e Ano Novo, com muita música, luz e animação diversa.
Como é tradicional no concelho e na cidade, as festas que se iniciam logo no início de Dezembro, pouco antes da festa da Imaculada Conceição, estendem-se até ao início de Fevereiro com a festa das Estrelas, outro marco do calendário festivo da quadra.
No dia 1 de Dezembro, pelas 15h00, destaca-se a homenagem ao Pe. Edmundo Pacheco, organizada pela Associação Cultural e Recreativa da Freguesia da Conceição, que pretende recordar a vida de um homem da igreja, da cultura e de uma figura marcante na sociedade ribeiragrandense da última metade do século XX.
A sessão evocativa terá lugar na igreja de Nossa Senhora da Conceição.
No dia 6 de Dezembro serão inaugurados a iluminação de Natal, o presépio e o Mercadinho de Natal, no Largo Hintze Ribeiro e, logo no dia seguinte, o Pai Natal chegará em grande estilo à Aldeia de Natal, situada no mesmo espaço.
Todos estes momentos serão acompanhados com muita música e boa disposição a cargo de diversos grupos e orquestras locais.
O dia da Imaculada Conceição, 8 de Dezembro, começará bem cedo com a missa de alvorada, pelas 5h00, a ter lugar na sua igreja.
Às 10h30 realiza-se a 25.ª edição da Corrida de Natal e, à tarde, decorrerá o tradicional concurso de montras, assim como o desfile de Natal, incorporando o carro alegórico e a charanga dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande.
O serão termina com uma atuação da Banda Engle, no Largo Hintze Ribeiro.
As atuações musicais serão uma constante, tanto junto à Câmara Municipal como no Teatro Ribeiragrandense.
Assim, nos dias 7 e 8 de Dezembro terão lugar no Teatro duas sessões do espetáculo intitulado “Substituto do Pai Natal, Procura-se”, levado à cena pela Pontilha.
No fim de semana seguinte, a música continua com atuações da Academia de Música da Ribeira Grande, Vozes Mar do Norte e orquestra da Filarmónica Aliança dos Prazeres.
Os clássicos de Natal poderão ser escutados pelo grupo nacional “The Classic”, acompanhados por orquestra, no Teatro Ribeiragrandense.
Serão dois espetáculos, nos dias 14 e 15 de Dezembro, que prometem transportar-nos para um clima natalício, ao som de três magnificas vozes masculina, ao estilo “três tenores”. Um momento a não perder.
A Câmara da Ribeira Grande preparou também um programa exclusivo para os mais novos, que contempla vários momentos de boa disposição e arte circense com Ticosi, 9 Circos e Ajurpe, a ainda sessões de pinturas faciais e pula-pula, para além das visitas à casa do Pai Natal.
A rede museológica a cargo do Município acolherá diversas exposições que podem ser visitadas no Museu Municipal, Casa do Arcano Místico e Museu Vivo do Franciscanismo.
No dia 25 de Dezembro, pelas 15h00, será reaberto o Presépio Prior Evaristo Carreiro Gouveia, uma peça secular que, pela sua originalidade e movimento das respetivas figuras, continua a atrair milhares de visitantes, ao longo do Natal.
A Passagem de Ano trará um espetáculo de fogo de artifício, ao longo da frente marítima da cidade da Ribeira Grande, com muita música a partir de dois palcos, um no Miradouro de Santa Luzia e outro na Praça do Emigrante, onde atuarão diversos DJ locais, permitindo assim aos ribeiragrandenses saudar, da melhor forma, a chegada de 2025.
Em janeiro, o Teatro Ribeiragrandense abrirá as suas portas para um concerto de Ano Novo a realizar no dia 11 pela Banda Triunfo, e no dia 18, a Banda Alquimia aturará no mesmo espaço para um concerto comemorativo do seu 10º aniversário.
As celebrações do Natal encerram-se com a festa das Estrelas, nos dias 1 e 2 de Fevereiro do próximo ano, destacando-se a realização de mais uma edição do Cantar às Estrelas.
A Câmara Municipal da Ribeira Grande diz em nota informativa que convida “toda a população a juntar-se e a usufruir destes e de outros momentos, que poderão ser consultados no programa detalhado, desejando a todos um Santo e Feliz Natal”.