A Associação de Juventude Viola da Terra em parceria com o Centro Natália Correia promove o “IX Encontro de Escolas de Violas”, que decorrerá amanhã, dia 30 de Novembro, pelas 15:00, no Centro Natália Correia, na Fajã de Baixo.
Este é o último evento da “Temporada de Violas da Terra 2024”, organizada pela Associação, e que contou com inúmeros eventos de dinamização e valorização da nossa Viola, envolvendo dezenas de tocadores, Escolas de Violas, Grupos Folclóricos, eventos online e muitos convidados, para além das fundamentais sessões de sensibilização em Escolas.
O “IX Encontro de Escolas de Violas da Terra da Ilha de São Miguel” tem sido, desde 2015, o último evento da “Temporada de Violas da Terra” e tem juntado tocadores das várias Escolas de Violas da Terra da Ilha, contando, em diversas edições, com participações especiais.
Na edição de 2024 o encontro contará com quase 3 dezenas de tocadores, iniciando com a apresentação de algumas turmas de alunos da Escola de Violas da Fajã de Baixo, a Escola anfitriã do evento. Participa ainda o Conjunto de Viola da Terra do Conservatório Regional de Ponta Delgada, o Conjunto de Viola da Terra da Escola de Violas da Fajã de Baixo e a Escola de Violas da Ribeira Quente. Cada Escola fará a sua apresentação demonstrando o trabalho que tem desenvolvido ao longo do primeiro período ou semestre lectivo.
O evento é organizado pela Associação de Juventude Viola da Terra em co-produção com o Centro Natália Correia e Câmara Municipal de Ponta Delgada, tendo como parceiros a Junta de Freguesia da Fajã de Baixo, Junta de Freguesia da Ribeira Quente, Conservatório Regional de Ponta Delgada e contando com o apoio do Governo dos Açores, sendo de entrada livre.
Em Dezembro a Associação arranca com a iniciativa “workshop Viola Micaelense”, na Ribeira Quente, mas que pretende percorrer, durante o Inverno, todos os concelhos da Ilha de São Miguel, com formação intensiva direccionada para os tocadores de Viola da Terra, seguida de apresentação musical dos formandos e do concerto “Viola Micaelense – Ecos dos Mestres”.