Edit Template

Açores passam a ter um Instituto da Vinha e do Vinho

O parlamento dos Açores aprovou uma alteração proposta pelo Governo à orgânica do Instituto da Vinha e do Vinho dos Açores, que passará a assumir o património e os recursos humanos da Comissão Vitivinícola Regional, que será extinta
“O património da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) Açores, após a sua extinção, incluindo imóveis, equipamentos, viaturas e outros bens móveis, transita para o Instituto da Vinha e do Vinho (IVVA) dos Açores”, refere o diploma.
Esta alteração proposta pelo Governo Regional foi aprovada com os votos favoráveis de todos os partidos, à exceção do deputado da IL, Nuno Barata, que votou contra.
O parlamentar liberal entende que a proposta do executivo regional de coligação (PSD/CDS-PP/PPM) contém “ilegalidades e inconstitucionalidades”, além de provocar “injustiça laboral”, nomeadamente, ao prever que os trabalhadores da CVR “podem ser integrados na Administração Pública Regional, sem serem submetidos a concurso.
Também o deputado do Bloco de Esquerda, António Lima, considera que o Governo regional, liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, cria “dois pesos e duas medidas” ao facilitar a integração destes trabalhadores no setor público, depois de não ter permitido o mesmo a outros trabalhadores de empresas públicas, entretanto, extintas.
Pelo PAN, o parlamentar Pedro Neves considera mesmo que o executivo regional está a laborar num “erro” e que o diploma agora aprovado “é ilegal” e teme que a legislação agora alterada pela Assembleia Regional não passe no crivo do Representante da República para os Açores, Pedro Catarino, a quem compete a promulgação da lei.
Por seu lado, a deputada social-democrata Ana Jorge elogiou o Governo Regional por entender que está a dar resposta ao setor vitivinícola regional, que “se depara com novos desafios e obrigações, fruto do forte impulso que registou nos últimos anos, quer na vertente produtiva, sustentada em largas centenas de hectares de vinha reabilitada, quer por via do surgimento de novos vinhos e produtos vitivinícolas”.
“Creio que estamos perante uma boa proposta legislativa, com a qual nós nos associamos, até porque vai ao encontro de uma petição entregue aqui nesta casa e que levantava as questões que estão aqui devidamente plasmadas”, disse também Francisco Lima, deputado do Chega, que também votou a favor da proposta.
A deputada do PS Marta Matos lamentou que o Instituto da Vinha e do Vinho dos Açores, cuja criação já estava a ser preparada pelo anterior Governo Regional socialista (antes de 2020), ainda não esteja devidamente implementado: “nós já perdemos demasiado tempo e isso é, não só, inaceitável, como lamentável”.
O secretário regional da Agricultura e da Alimentação, António Ventura, explicou em plenário que o atraso na aprovação desta alteração à orgânica do IVVAçores, resultou, em parte, do chumbo do Plano e Orçamento para 2024 e da consequente realização de eleições antecipadas, que ocorreram em 04 de fevereiro deste ano.
“Caíram todos os diplomas que estavam pendentes nesta casa, e caiu também o diploma que alterava o IVV. Quando se fala que há um atraso de dois anos, é preciso também dizer que houve eleições antecipadas e que todos os diplomas caíram. É leviano e irresponsável omitir este facto”, considerou o governante.
Paulo Margato, deputado do PPM, considerou que, estando justificada a razão pela qual o diploma levou tanto tempo a ser discutido no parlamento, só resta agora votá-lo, para que os trabalhadores do CVR possam ser “devidamente salvaguardados”, nesta transição para o novo Instituto da Vinha e do Vinho. “Foram vossas excelências que atrasaram este diploma”, apontou Pedro Pinto, deputado do CDS-PP, dirigindo-se aos partidos da oposição, que chumbaram o orçamento e provocaram a queda do executivo, acrescentando que “finalmente, a região vai ter um Instituto da Vinha e do Vinho”.

Edit Template
Notícias Recentes
Previstas taxas de ocupação de 70% na hotelaria açoriana na Páscoa
Detenção pelo crime de violência doméstica na Lagoa
Cooperativa União Agrícola promove 17.º Curso de Preparadores e Manejadores de Animais para concursos
Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão
Páscoa com “bom tempo” no arquipélago dos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores