O número de edifícios licenciados continua a subir nos Açores, depois dos primeiros meses do ano terem registado quedas.
De acordo com os dados divulgados agora pelo SREA, em Outubro registaram-se 78 edifícios licenciados, mais três do que no mesmo mês do ano passado, que se juntam aos 708 até registados na região, de Janeiro a Outubro, quando no ano anterior tinham sido 642.
O crescimento é justificado com o aumento que se regista na ilha de S. Miguel, de 351 para 430, e com o forte incremento de edifícios que se mantém na ilha do Pico.
Com efeito, o Pico já é a ilha com mais edifícios licenciados, a seguir a S. Miguel, registando de Janeiro a Outubro deste ano 103 e no ano passado 108.
Santa Maria, Terceira, S. Jorge e Faial registam quebras em relação ao ano passado.
Já no terceiro trimestre deste ano tinham sido licenciados 243 edifícios na RAA (construções novas, ampliações, reconstruções, alterações e demolições), a que corresponde um aumento de 12,5%, quando comparado com o trimestre homólogo.
Do total de edifícios licenciados neste trimestre, 70,0% corresponde a construções novas (170 edifícios).
Neste trimestre foram licenciados 146 fogos novos, correspondendo este valor a um aumento de 22,7% face ao mesmo período do ano anterior.
Curiosamente, estes novos licenciamentos de edifícios acontecem numa altura em que a venda de cimento, no terceiro trimestre de 2024, diminuiu 11,9% relativamente ao trimestre homólogo, situando-se em cerca de 34,2 mil toneladas.
Neste trimestre, a venda de cimento de produção local diminuiu 9,0% comparativamente com o trimestre homólogo, representando 90,6% da oferta.