Edit Template

Catolicidade, Religiosidade, Fé e Laicidade: Desígnios e Abertura para o Mundo Contemporâneo

De acordo com o “Ciência Vitae”, (Plataforma Europeia de Registo Científico), a minha Grande Área e “Domínio de Atuação” é: “Ciências Sociais – Ciências da Educação” e “Humanidades – Filosofia, Ética e Religião”.

“Jesus É a Verdade que Deus Tinha para Revelar ao Mundo” (Bento XVI)
Fonte: Fotografia tirada do Facebook, com autoria não identificada.
(acedido a 26 de dezembro de 2024)
Emanuel Oliveira Medeiros

ALELUIA, ainda, e Sempre.

Aleluia, aleluia! Já nasceu o Salvador.
Aleluia, aleluia! Adorai o Redentor.

  1. Escutai, amigos, a feliz notícia:
    Hoje em Belém de Judá, nasceu p’ra nós o Salvador.
    Hoje em Belém de Judá, nasceu p’ra nós o Salvador.
  2. Escutai, amigos, a feliz notícia:
    Glória a Deus nas alturas e cá na terra aos homens paz.
    Glória a Deus nas alturas e cá na terra aos homens paz.
  3. Escutai, amigos, a feliz notícia:
    Deus enviou o seu Filho, Jesus Cristo, Salvador.
    Deus enviou o seu Filho, Jesus Cristo, Salvador.

(Cântico Universal)

Cristo diz: “Eu sou o Verdadeiro Mestre, Doutor e Médico”. Mas há sempre Alguém que se põe ao Serviço da Verdade e do Bem, sem se vender e deixar compar.
O Médico Psiquiatra e Filósofo Viktor Frankl e a “Logoterapia”, a Cura pela Razão. A Luz da Ciência, com Humanismo, que desenvolveu e deixou como Legado vivo, a retomar.

Na respetiva área médica, poucas foram – e são – as Figuras da Envergadura de Viktor Frankl (de alta categoria filosófica). Vitor Frankl foi um Médico Psiquiatra Notável e, sublinhe-se, foi ele o convidado para proferir a Conferência de Encerramento do XIV Congresso Internacional de Filosofia, em Viena de Austría. Leia o livro (publicação) “Depois do XIV Congresso Internacional de Filosofia”, da Autoria do Saudoso Professor Doutor Gustavo de Fraga, uma publicação da Livraria Almedina, em Coimbra, no ano de 1968.
Vítor Frankl sofreu e viveu na carne os horrores da II Guerra Mundial, foi deportado para o Campo de Concentração Auschwitz, na Polónia (Pátria do amado Papa S. João Paulo II). Só essa Vivência tão profunda, e dolorosa, de Viktor Frankal, e a sua invulgar Atividade Cientifica ( a Ciência Humana) e de Pensamento, podia levar uma plêiade de Filósofos, tão distintos, a convidarem-no para tão importante Evento Internacional. Mas foi mais a Filosofia, que ganhou, do que o contrário, até porque, antes, e depois, da Deportação, Vítor Frankl tinha uma Notoriedade distintíssima junto das Maiores Universidades do Mundo Ocidental, para as quais, antes, e depois, foi convidado. Mas depois de ter saído, de ter sido liberto, no fim da II Guerra Mundial, com vida, do Campo de Concentração de Auschwitz a sua escolha foi Cuidar dos seus pais (que Beleza de Exemplo, para sempre) e na sua zona de influência reduziua zero, como Médico Psiquiatra, a taxa de suicídio entre os jovens, o mesmo impediu no Campo de Concentração de muitas e muitas vezes, desesperadas, encontrassem a morte no armado farpado ligado à alta tensão suicidária. O seu método não fazia cedências à dulcificação (exemplo para certas áreas clínicas…).
O seu método era rigoroso e confronta(va) as pessoas com a Verdade de si mesmas, dando Valor e Força para a Vida, tão bem expresso no seu livro, recente, “O Homem em Busca de um Sentido). Vítor Frankl criou o método da “Logoterapia”, que conheci nas Aulas de Antropologia Filosófica, através de um Professor Genial, o Professor Doutor Gustavo de Fraga, um dos dois maiores Fundadores da Universidade dos Açores, em conjunto com o Professor Doutor José Enes, entre outras Figuras.
Há um cientismo que ninguém leva a sério, até para salvaguardar a integridade e não estar refém de … O vil metal tudo destrói, em olhar a meios…
A inteligência sem Moral é danosa e perigosa. Poucos estão verdadeiramente vacinados para se defender.
É delicioso o banquete do conhecimento verdadeiramente humano.
Ponta Delgada, 26 de dezembro de 2024,
Emanuel Oliveira Medeiros

Luz que Hoje vai Nascer vem do Princípio dos Tempos
“Deus nasceu para a Páscoa”, afirmou a minha amada Mãe, Leontina Maria Oliveira Medeiros, há alguns anos atrás, numa Noite Santa de Natal. Face a tão admirável afirmação, em si mesma uma Revelação Inédita, Original, de imediato registei tão profundo Sentimento e Pensamento, revelador de uma Fé Inabalável e de uma Compreensão Humana e Teológica invulgar, digo-o como Filho, mas muito como Cristão e Católico. Minha amada Mãe, sempre a minha Verdadeira Inspiradora e Magna Educadora e Professora, que nos abriu, e continuamente nos abre, para os Caminhos da Fé em Cristo, em Jesus de Nazaré, em Deus, feito Carne, em Paixão e Compaixão, Visível no Senhor dos Passos. Tão devota que é, e sempre foi, de Nossa Senhora e tanto nos mostrou, – e continua a mostrar -, em Amor, Dor e Alegria, na sua vida vivida, a Adoração à Santíssima Trindade, Adoração ao Santíssimo Sacramento, – tantas vezes nos Ginetes, nossa Terra Natal -, a Devoção a Nossa Senhora, numa dimensão, humano-divina, a “Todos os Santos e Santas de Deus”. Recebemos do Ventre e Seio Materno e no e do Nosso Berço uma Fé Viva e Admirável, sempre com tanta Humildade e Discrição. Obrigado meu Deus, pelo Dom da Nossa Mãe, que, desde sempre, nos levou – e leva – a Olhar e Acolher, em Devoção, a Mãe Santíssima, Mãe de Deus e Nossa Mãe.
O Amor sabe Cuidar, Proteger e Aconselhar. Nesta noite vai nascer o Deus menino na Gruta de Belém, que é o nosso Coração, a cama onde está a Pessoa aparentemente mais vulnerável, mas que nos dá força e luz para viver e orientar a nossa vida, a vida. A cama em casa, a cama no hospital ou a cama num lar é a Gruta de Belém.
Não nos desculpemos para não fazer aquilo a que estamos obrigados. Jesus ensina-nos, deu e dá o Exemplo onde e com quem devemos ser e estar, com os doentes, com os pobres, com os presos, e em cada um de nós habita um sem-abrigo, talvez onde menos se espera: na abundância, na anestesia e inconsciência do ter, que sufoca o Ser, onde nasce a Verdadeira Alegria. Nesta noite vai nascer o Deus menino e muitos herodes, na versão masculina ou feminina, ou noutro género, já se preparam para o perseguir nas pessoas que têm fé, que se colocam ao Serviço da Verdade, de Cristo. Como afirma Bento XVI “o mundo voltou as costas a Deus” e como diz o Papa Francisco “não há natal sem Cristo”. Cristo não está no frenesim das ofertas embrulhadas que compram as consciências e silenciam, (que nada tem a ver com “fazer silêncio”, para escutar a Voz e a Palavra, Cristo está onde há Paz e Amor, a realizar no mundo, uma Vontade Divina que Se Gerou no ventre de Nossa Senhora que pelo Seu “Sim” a Deus mudou, para sempre, a Direção da História.
E tempo de esperar e jubilar. A Alegria é Dom de Deus. Como muito profundamente e sabiamente me disse a minha amada Mãe Leontina Maria, num Natal, há alguns anos: “Deus nasceu para a Páscoa”. A Cruz é o Signo da Luz que vai Nascer, para nos fazer Ser e Ver, em Liberdade e Obediência a Deus, nosso Salvador e Redentor. Como afirmou Bento XVI, Cristo, Jesus Cristo era – É – A Palavra que Deus tinha para (Se) Revelar ao Mundo. Tal como o Nome de João Batista, Jesus é A Palavra que Se Gerou, originalmente, Congénito a Deus Pai, Antes de todos os Séculos. Esta Luz, que Hoje Nasce, vem do Princípio dos Tempos. “No Princípio era o Verbo” e assim vemos, com Bento XVI, a “unidade intrínseca” entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento, nas Sagradas Escrituras, na Bíblia, que É A Palavra de Deus. Da Voz de Deus, A Palavra Gera Ser, O Ser, a ser, na Vida, no Universo, na História, DEUS É O SENHOR da Vida, do Universo e da História. O que estamos a fazer, nós, Humanos, neste século XXI, em (des)Humanidade?
Ponta Delgada, 24 de dezembro de 2024,
Emanuel Oliveira Medeiros

“DO PRESÉPIO À CRUZ”
Após o Evangelho de hoje há um texto de Bento XVI, que vale, muito, meditar: “Do Presépio à Cruz”.
A Paz que Cristo veio trazer é feita do Amor da Espada da Verdade, na Caridade.
Afirma Cristo: “Não penseis que vim trazer a paz, mas sim a guerra”, uma guerra que é a Defesa da Verdade, que Se chama Jesus Cristo, “Cristo era – É – A Palavra que Deus tinha para Revelar ao Mundo” (Bento XVI). Os verdadeiros Cristãos e Católicos, na Humildade da Verdade, são uma das grandes minorias. Bento XVI foi, é, um Exemplo como Pessoa, Professor, Teólogo, Filósofo, Papa, como Verdadeiro Homem de Deus. E a sua Santidade já foi expressa pelo Papa Francisco, por escrito, em livro publicado.
Ponta Delgada, 26 de dezembro de 2024,
Emanuel Oliveira Medeiros

A Continuar.
Continuemos a Caminhar nos Desafios do Mundo, mas sempre a Orar e Vigiar. Continuemos, como nos ensinou Bento XVI, até à sua morte, no 31 de dezembro de 2022, em Medição, Oração e Adoração do Cristo Crucificado e Ressuscitado. Bento XVI deixou-nos um livro, póstumo, mas da sua autoria, intitulado O Que é o Cristianismo. Quase um testamento espiritual, que finalizou no dia 01 de maio de 2022, e exarou que só podia – e devia – ser publicado após a sua morte, como está expresso no Prefácio, que escreveu (Tudo Sapientemente pensado, em Prudência, até ao fim, neste mundo. Um livro duro e puro, tão útil para o avanço da Teologia, Retomando tudo de essencial do passado, que se abre ao Presente e Futuro, acima de tudo para a Vivência do e no Verdadeiro Cristianismo e para a sua Compreensão. Um Livro claro como água cristalina para sabermos a VERDADE, de tantas coisas, de enorme utilidade, e gravidade, para o Mundo e para a Igreja dos homens, para que seja purificada a Igreja dos homens, que devem servir, em Eucaristia, e Vocação Sacerdotal, a Igreja de Cristo. A Eucaristia é a Essência e o Centro. Um Livro escrito e exarado para compreendermos os graves problemas do Mundo e os acontecimentos, gravíssimos, cometidos no interior da Igreja Católica pelos homens, ferindo, gravemente, a Igreja de Cristo, que, em última instância, por falta de Fé, fizeram com que acontecesse o que aconteceu. Bem o sabemos. Um livro aberto, em que a Verdade se revela no seu Todo. Um Livro de Verdade, pura e dura. O livro está publicado, está aí. E todos são chamados à conversão. É dada especial atenção à gravidade da Vocação e Exercício do Sacerdócio. Um livro para todos. Que Genialidade e Prudência, até ao Fim, na Terra, preparando-se para o Encontro como o Pai do Céu. Bento XVI. Que Homem, que Teólogo, que Professor, que Filósofo, que Papa, “a santidade em pessoa”, como afirma o Papa Francisco, em Livro-Entrevista, escrito e publicado em 2023.m Votaremos a esse Livro. Uma Chave para a Compreensão de Tudo, e um caminho aberto para a Teologia do Futuro, na “unidade intrínseca”, entre o Antigo Testamento e Novo Testamento, na e à Luz das Sagradas Escrituras.
Ponta Delgada, 27 de dezembro de 2024,
Emanuel Oliveira Medeiros

~

Emanuel Oliveira Medeiros*
Professor Universitário
Universidade dos Açores

  • Doutorado e Agregado em Educação e na Especialidade de Filosofia da Educação Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores
    Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Edit Template
Notícias Recentes
SATA quer poupar 65 milhões de euros com Plano de Sustentabilidade Financeira
S. Miguel entre as regiões do país mais caras para arrendar casa no ano passado
Açores batem novo recorde de passageiros desembarcados no ano passado
“Eurowings” vai ligar Dusseldorf a Ponta Delgada
Pescadores alertam governo para “desgraça” no sector
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores