Edit Template

EBI de Água de Pau expõe presépio contemporâneo em barro no âmbito do projecto “Novos Bonecreiros”

A Escola Básica Integrada de Água de Pau está a participar no concurso de presépios, promovido pela Câmara Municipal de Lagoa, com um presépio contemporâneo em barro, criado no âmbito do projecto «Novos Bonecreiros».
Este presépio contou com a participação de cerca de 260 alunos, tendo sido desenvolvido nas disciplinas de Educação Visual, Tecnológica e na Oficina de Cerâmica. É composto por cerca de 300 figuras em barro, que representam vários cenários como o nascimento de Jesus, a sua fuga para o Egipto, a romaria à Ermida de Nossa Senhora do Monte Santo, os foliões, a procissão do Santo Cristo e a representação da confecção dos tapetes de flores tradicionais, o grupo folclórico e a procissão de Nossa Senhora dos Anjos.
Para além disso, constam figuras representativas de vivências regionais como o casamento tradicional; a matança do porco; a batalha das limas; o jogo de berlindes; os carrinhos de rolamentos; as profissões, como pastores, pescadores, vendilhões de peixe, vendedores de fruta, leiteiros, lavradores, fiadeiras, ferradores e lavadeiras; a típica casa açoriana, os fontenários; o quarto do espírito santo; a banda de música e, ainda, os mais diversos animais.
O projecto «Novos Bonecreiros» criado pela Câmara Municipal de Lagoa, com o objectivo de perpetuar uma tradição cultural identitária lagoense, a arte bonecreira, encontra-se em desenvolvimento, com formação em contexto escolar, desde o ano lectivo de 2021/2022, nas várias escolas do concelho.

Edit Template
Notícias Recentes
Terra Nostra lança colecção de roupa Happy Cowllection
Arquinteto em concerto na Ermida de São Pedro nos Fenais da Luz
Chega exige transparência sobre dados do goraz nos Açores
Presidente da Assembleia Legislativa manifesta profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido no Elevador da Glória em Lisboa
André Franqueira Rodrigues salienta “reforço do compromisso da Comissão das Pescas com as Regiões Ultraperiféricas no Orçamento para 2026”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores