Edit Template

EBI de Água de Pau expõe presépio contemporâneo em barro no âmbito do projecto “Novos Bonecreiros”

A Escola Básica Integrada de Água de Pau está a participar no concurso de presépios, promovido pela Câmara Municipal de Lagoa, com um presépio contemporâneo em barro, criado no âmbito do projecto «Novos Bonecreiros».
Este presépio contou com a participação de cerca de 260 alunos, tendo sido desenvolvido nas disciplinas de Educação Visual, Tecnológica e na Oficina de Cerâmica. É composto por cerca de 300 figuras em barro, que representam vários cenários como o nascimento de Jesus, a sua fuga para o Egipto, a romaria à Ermida de Nossa Senhora do Monte Santo, os foliões, a procissão do Santo Cristo e a representação da confecção dos tapetes de flores tradicionais, o grupo folclórico e a procissão de Nossa Senhora dos Anjos.
Para além disso, constam figuras representativas de vivências regionais como o casamento tradicional; a matança do porco; a batalha das limas; o jogo de berlindes; os carrinhos de rolamentos; as profissões, como pastores, pescadores, vendilhões de peixe, vendedores de fruta, leiteiros, lavradores, fiadeiras, ferradores e lavadeiras; a típica casa açoriana, os fontenários; o quarto do espírito santo; a banda de música e, ainda, os mais diversos animais.
O projecto «Novos Bonecreiros» criado pela Câmara Municipal de Lagoa, com o objectivo de perpetuar uma tradição cultural identitária lagoense, a arte bonecreira, encontra-se em desenvolvimento, com formação em contexto escolar, desde o ano lectivo de 2021/2022, nas várias escolas do concelho.

Edit Template
Notícias Recentes
CIBIO-Açores organiza 8ª edição do BIOLISLE Spring Seminar a 29 e 30 de Abril
Câmara de Ponta Delgada lança concurso para beneficiação de dois troços nos Mosteiros
Praia da Vitória organiza III Feira do Empreendedorismo Artesanal entre 30 de Abril e 4 de Maio
Apagão no país afecta voos da Azores Airlines
“Movimento Ponta Delgada para Todos” questiona a terceira data aponta da para a reabertura do Mercado da Graça
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores