Edit Template

Turismo dos Açores representa 20% do VAB, 17% do emprego e 17% do PIB

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas defendeu, quinta-feira, em Vila Nova de Gaia, que a estratégia do Governo dos Açores para o Turismo, vertida no PEMTA 2030, “segue as melhores práticas técnicas, coloca a sustentabilidade no centro da decisão e recorre a vários mecanismos para envolver a comunidade, como as Green Teams e a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores”.
Berta Cabral, que falava no painel dedicado à temática “Gestão Eficiente dos Destinos Turísticos”, no âmbito da 18ª edição da Conferência do Turismo do IPDT, adiantou: “Temos um plano e uma visão que se identificam plenamente com a Estratégia Turismo 2035, que está a ser desenvolvida pelo Turismo de Portugal”.
“É possível – e já conseguimos – criar condições para gerir fluxos e gerir cargas. Exemplos disso são a Montanha do Pico, o Ilhéu de Vila Franca do Campo e, mais recentemente, o Vulcão do Fogo, onde criámos o ‘shuttle’ para disciplinar a visitação e melhorar a qualidade da experiência”, disse.
A Secretária Regional da tutela referiu ainda que os Açores “estão a crescer sustentadamente e a criar valor acima do crescimento das dormidas e isso está a ser consagrado pelo reconhecimento internacional da qualidade do destino”.
A título de exemplo referiu o Nível Ouro da certificação como “Destino Sustentável” e os prémios de Melhor Destino de Turismo de Aventura do Mundo de da Europa.
“Atualmente, temos uma estratégia alinhada como aquilo que temos efetivamente para oferecer – isso está muito ancorado na Natureza”, disse.
“Temos nove ilhas por onde espalhar visitantes. Estamos muito longe de ter overtourism. O nosso turismo tem crescido muito e esta é a melhor forma de comprovar o acerto da estratégia e das políticas públicas”, sustentou.
A governante adiantou, entretanto, que o turismo representa 20% do VAB, 17% do emprego e 17% do PIB, sustentando que “a importância do turismo não é só pelo turismo em si mesmo, é pelo impacto positivo que o turismo causa nos outros setores e no aumento da qualidade de vida e do bem-estar da população”.
Refira-se que o painel em que Berta Cabral foi oradora convidada incluiu a apresentação de um guia prático sobre o tema, seguido de uma análise, conduzida por especialistas, às soluções que os destinos têm vindo a implementar.
Organizada pelo IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, esta conferência teve como tema geral “Turismo em Portugal: Estratégias para Liderar em 2025”, visando proporcionar uma reflexão abrangente sobre as perspetivas e tendências do turismo nacional, bem como sobre as propostas estratégicas para o ano que se avizinha.
O evento, que contou também com a presença de vários especialistas e do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, foi moderado pelo Luís Castro, jornalista da SIC, e culminou com o lançamento da edição de 2025 do Anuário do Turismo do IPDT.

Edit Template
Notícias Recentes
Há um filho de família açoriana que foi desalojado pelo incêndio em Los Angeles
Hospital Modular pronto no final de Janeiro
Sete municípios dos Açores candidatam-se a Cidade Europeia do Vinho
Açores e Madeira registam melhoria no saldo orçamental, segundo o Conselho de Finanças
Paulo Teixeira investe em armazém com mais de 250 mil garrafas de vinhos em S. Miguel
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores