Edit Template

Jubileu da Palavra dia 26 em S. Miguel

O Jubileu da Palavra, que se assinalará no dia 26 de janeiro, por ocasião do Domingo da Palavra de Deus , vai decorrer em São Miguel, na Igreja Jubilar, no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, com a leitura contínua do Evangelho de São Lucas, numa celebração especialmente dirigida a grupos bíblicos, grupos de leitores e de oração, na qual podem participar todos os fiéis.
A iniciativa, que está a ser dinamizada pelo Secretariado Bíblico de São Miguel, constitui a primeira peregrinação jubilar temática deste Ano Santo.
De acordo com o programa enviado ao Sítio Igreja Açores, a concentração dos peregrinos far-se-á na Igreja de São José às 16h40, seguindo depois o grupo em peregrinação até aos Santuário do Senhor Santo Cristo.
Segue-se a Exposição do Santíssimo, a Leitura contínua do Evangelho de Lucas, por leitores de todas as ouvidorias, terminando esta celebração com a bênção final e o envio de todos com a missão do anúncio. Durante a celebração haverá a possibilidade da celebração do Sacramento da Reconciliação.
A peregrinação jubilar constitui o centro do Ano Santo e neste contexto, as ouvidorias, os movimentos e os serviços diocesanos são especialmente interpelados a promover, fomentar e organizar peregrinações às nove Igrejas jubilares abertas na diocese até dia 28 de Dezembro deste ano.
Estas peregrinações, especialmente dirigidas a agentes específicos de pastoral, devem ser organizadas localmente e articuladas sobretudo nas duas maiores ilhas onde existem mais do que uma ouvidoria, encontrando-se se possível uma data conjunta durante o mês designado para o Jubileu específico.
O primeiro Jubileu a ser celebrado, neste contexto, é o Jubileu da Palavra no dia 26 de Janeiro, considerado o Domingo da Palavra de Deus, por decisão do Papa Francisco.
Na ilha Terceira a celebração está organizada também com a junção das duas ouvidorias- Angra e Praia da Vitória.
Os fieis são convidados a participar num concerto orante na Igreja da Misericórdia, de Angra seguindo depois para a Sé onde serão rezadas Vésperas.
O Jubileu da Palavra está relacionado com o Domingo da Palavra, que se celebra no Terceiro (III) Domingo do Tempo Comum, por decisão do Papa Francisco, com a Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio ‘Aperuit illis’ (‘Abriu-lhes o entendimento’), que estabelece que seja um dia dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus.
“O Domingo da Palavra de Deus situa-se num período do ano que convida a reforçar os laços com os judeus e a rezar pela unidade dos cristãos. Não é uma mera coincidência temporal pois celebrar o Domingo da Palavra de Deus expressa um valor ecuménico, porque as Sagradas Escrituras indicam para aqueles que se colocam à escuta o caminho a ser percorrido para alcançar uma unidade autêntica e sólida”, assinala o Papa Francisco.
Neste Ano Santo 2025, dedicado ao tema da esperança, a Diocese de Angra tem nove Igrejas jubilares – uma em cada ilha do Arquipélago dos Açores – uma igreja matriz em cada ouvidoria, para além da Sé, na ilha Terceira, e de três santuários diocesanos (Santuário do Senhor Santo Cristo/São Miguel; Santuário do Senhor Santo Cristo da Caldeira/Pico; Santuário do Senhor Bom Jesus/Faial).

Ciclo de Conferências
começa no Museu Militar

A Diocese, através do Instituto Católico de Cultura, em parceria com as Ouvidorias, serviços e movimentos da Igreja, inicia no próximo dia 17 de janeiro um ciclo de conferências, tertúlias ou debates -por vezes mais do que um por mês- intitulados “Diálogos no Tempo” que visam concretizar a vivência do ano jubilar no diálogo com a realidade de hoje.
“Em cada mês e em cada ouvidoria haverá uma conferência que relacionará a esperança com a realidade de hoje. Estamos a concretizar a vivência do ano jubilar nesta perspetiva de que a esperança é real e dirige-se a todos” afirmou ao Igreja Açores Monsenhor José Constância, diretor do Instituto Católico de Cultura.
A primeira iniciativa tem lugar já no dia 17 de Janeiro e abordará o tema da Paz.
A tertúlia “A Esperança na Paz” terá lugar no Museu Militar, situado no Forte de São Brás em Ponta Delgada e reunirá dois militares, um deles recentemente mobilizado para uma missão de paz numa zona de conflito em África.
O capitão João Fonseca e o Sargento Ajudante Augusto Damásio irão debater a construção da Paz a partir da ótica militar, seguindo uma perspetiva cristã.
A partir da experiência concreta de ambos – numa perspetiva de missão e de estudo, respetivamente – irão refletir sobre os conceitos de guerra e paz ao longo da história; a ligação da mensagem cristã, nomeadamente a partir de Fátima, e a paz.
A tertúlia, que será moderada pelo capelão militar padre Bruno Espínola e terminará com um apontamento musical, decorre no Museu Militar, em Ponta Delgada, a partir das 20h00 e tem entrada livre.
“Estes momentos, abertos a crentes e não crentes, destinam-se a conhecer, aprofundar e discernir sobre as razões da Esperança cristã, a partir dos sinais dos tempos que nos revelam uma humanidade ferida e faminta de amor, que procura um sentido para a vida”, pode ainda ler-se na sinopse preparada pelo Grupo Coordenador do Jubileu sobre este evento, que se prolongará mensalmente ao longo deste ano santo.
Em fevereiro vão realizar-se dois momentos desta iniciativa “Diálogos no Tempo”: “A Esperança na doença, na morte e no luto”, no dia 14 de fevereiro, no Hospital do Divino Espírito Santo, às 16h00 e a conferência sobre a “História dos Jubileus nos séculos XVIII e XIX na diocese de Angra”, no dia 20 de fevereiro, às 20h00, no Cine Teatro da Lagoa.
Em março, no dia 13, a Igreja de São José receberá, pelas 20h00, a tertúlia a “Esperança na parentalidade responsável”.
Estes momentos formativos prosseguem no mês de Abril na Ribeira Grande; em maio no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Paz ; em junho no Pico, no santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus e em julho será a vez de São Jorge acolher a Aldeia da Esperança.

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara Municipal de Ponta Delgada arranca com repavimentação da Avenida 6 de Janeiro na freguesia da Covoada
Escola Secundária da Ribeira Grande distingue melhores alunos
Mais de uma centena de cursos previstos para 2025 no campo da formação agrícola
Parlamento aprova anteproposta para isenção do pagamento de direitos de partituras
Este ano vamos ter 200 escalas de navios cruzeiros
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores