No enquadramento da sua Política Pedagógica Institucional, definida em circular interna, a Universidade dos Açores (UAc) continuará a apostar, ao longo do ano de 2025, na formação contínua do seu corpo docente mediante a disponibilização das Jornadas Contínuas de Inovação Pedagógica, promovidas pelo Grupo de Missão para a Inovação Pedagógica (GMIP). Neste contexto, até 31 de Janeiro, decorrerá o evento “InovAção 5.0 – Ambientes Pedagógicos para Inovar”, tratando-se da primeira iniciativa do programa dedicado à celebração do 50.º Aniversário da UAc, que decorrerá entre Janeiro de 2025 e Janeiro de 2026 e que contará com mais de 50 iniciativas.
O InovAção 5.0 oferece um conjunto de sessões formativas sobre estratégias pedagógicas e ferramentas digitais orientadas para um ensino centrado nos estudantes e nos seus processos de aprendizagem. A comunicação de abertura decorrerá no dia 13 no Anfiteatro VIII do campus de Ponta Delgada, pelas 10h00, com transmissão para o campus da Horta, e será repetida no dia 15 no Auditório do campus de Angra do Heroísmo, também pelas 10h00. Patrícia Rosado Pinto, Presidente do recém-criado Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior, é a oradora convidada. Durante as três semanas de duração do InovAção 5.0 decorrem 18 workshops, com temáticas diversificadas, sendo dinamizados por 8 formadores com experiência e currículo nos respectivos temas.
Esta iniciativa da UAc enquadra-se na sua participação no centro de excelência SAPIEN – South and Atlantic Pedagogical Innovation & Excellence Network, formado por um total de 9 instituições de ensino superior nacionais. O SAPIEN é financiado pelo PRR, tendo a Direcção-geral do Ensino Superior (DGES) a missão de beneficiário intermédio, no âmbito do programa “Investimento RE-C06-i07 | Impulso Mais Digital 04/C06-i07/2023 – Submedida Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior – Criação de Centros de Excelência de Inovação Pedagógica”.