Edit Template

Parlamento aprova anteproposta para isenção do pagamento de direitos de partituras

A Assembleia Legislativa dos Açores aprovou ontem por unanimidade uma anteproposta de lei da Coligação PSD/CDS/PPM que visa assegurar a isenção do pagamento de direitos de autor, em contextos específicos como os de ensino e bandas filarmónicas, pelo uso de cópias de partituras adquiridas legalmente.
O deputado do PSD/Açores Joaquim Machado afirmou no plenário que, decorre até sexta-feira, na Horta, que a iniciativa legislativa “visa estabelecer a excecionalidade na utilização de cópias físicas e digitais de partituras em contextos muito específicos”.
A anteproposta de lei que altera o Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos será agora encaminhada para a Assembleia da República para respetiva apreciação.
Joaquim Machado realçou que a Coligação “não poderia ficar parada face o surgimento de uma entidade de gestão coletiva de direitos de autor que se propõe cobrar valores muito significativos pela reprodução de partituras, mesmo tratando-se de cópias de trabalho de peças musicais cujos originais já foram comprados por estas instituições”.
O parlamentar social-democrata entende que “os encargos resultantes de tal procedimento seriam absolutamente ruinosos para a atividade das filarmónicas e poriam mesmo em risco a continuidade de muitas delas”.
Com a iniciativa, salvaguardou o deputado do PSD/Açores, “ficam protegidos os legítimos interesses de compositores e editores, assim como as filarmónicas, as escolas de música e conservatórios, os grupos musicais e corais sem fins lucrativos”. Joaquim Machado recordou que “os Açores são a região do país com a maior concentração de bandas filarmónicas por habitante: uma por 2.500 habitantes, comparada com a relação de uma para 20 a 40 mil habitantes no resto do país”.

Edit Template
Notícias Recentes
“A minha maior inspiração é saber que essas pessoas vão poder recordar e eternizar momentos únicos através do meu trabalho.”
Paulo do Nascimento Cabral satisfeito pela colocação do POSEI no centro das prioridades do próximo QFP
Construção de um ambiente laboral mais justo, colaborativoe sustentável depende de todos, defende Maria João Carreiro
Concelho da Ribeira Grande renova bandeira azul em cinco zonas balneares
“Agricultura está no centro das nossas vidas”, sublinha António Ventura
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores