Este fim de semana vai ser de cantar às estrelas na ilha de S. Miguel, com destaque para Ponta Delgada, Lagoa, Ribeira Grande e Vila Franca.
hoje e amanhã, 14 grupos musicais informais provenientes de várias freguesias do concelho de Ponta Delgada, vão deslocar-se à Praça do Município para celebrar o tradicional “Cantar às Estrelas”.
O programa arranca com o grupo do Centro Intergeracional de São Sebastião, pelas 14h30, seguindo-se a Rede Municipal de ATL com a Escola Linhares Furtado, a partir das 17h30.
Amanhã, Sábado, a partir das 18h00, a iniciativa vai contar com a participação da Cooperativa de ensino “A Colmeia”, o Colégio do Castanheiro, o Conservatório Regional de Ponta Delgada, o Grupo Coral “Vozes ao entardecer” da Academia Sénior da Universidade dos Açores, o Grupo de Cantares às estrelas da Covoada, o Grupo de Cantares às estrelas de Feteiras, o Grupo Folclórico de São Miguel, a Orquestra da Bretanha, o Grupo Folclórico Ilha Verde, o Grupo Folclórico da Fajã de Baixo, o Grupo de Cantares às estrelas de Ginetes e o Grupo de Cantares às Estrelas de São José.
Na cerimónia, promovida pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, os grupos vão cantar perante o executivo, evocando quadras diversas em jeito de saudação, agradecimento ou desafio.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, “é com grande alegria e profundo orgulho que nos reunimos nesta noite especial para ‘Cantar às Estrelas’. Este é um momento em que celebramos não apenas a beleza do céu que nos cobre, mas também a união, a tradição e o espírito da nossa comunidade. Que esta celebração seja um reflexo do brilho de cada um de nós e do nosso compromisso em preservar e valorizar aquilo que nos torna únicos”.
Após as atuações, os grupos são convidados a subir ao Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde podem desfrutar de um momento de convívio e beberete.
Hoje também na Lagoa
Na Lagoa decorre hoje a 15.ª edição do Cantar às Estrelas, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Lagoa, em parceria com a Igreja Matriz de Lagoa.
Este ano, a Câmara Municipal de Lagoa conta com a colaboração de 19 grupos, perfazendo a participação de meio milhar de pessoas, entre elas crianças, jovens e adultos.
A concentração dos grupos terá lugar pelas 20h00, junto ao edifício dos Paços do Concelho, com atuação de cada grupo, seguindo-se o desfile, que terminará na Igreja Matriz de Lagoa, em Santa Cruz, onde os grupos participantes também irão atuar.
Esta edição conta com a participação de diversos grupos, como a Sociedade Filarmónica Estrela D´Alva; a Sociedade Filarmónica Lira do Rosário; a Sociedade Filarmónica Fraternidade Rural de Água de Pau; o CATL – O Borbas; a Escola Básica Integrada de Lagoa; a Escola Básica Integrada de Água de Pau, a Associação Musical de Lagoa; o Grujola; o Grupo Som do Vento; o Grupo de Cantares Vozes do Monte Santo; o Grupo de Cantares Tradicionais do Cabouco; o Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz; o Orfeão de Nossa Senhora do Rosário; o Grupo Amigos de Santa Cruz; o Grupo de Amigos Doce Sinfonia; o Grupo Amigos de Água de Pau; o Grupo de Cantares Vozes do Mar do Norte e o Grupo de Serenatas Vozes da Vila e o Grupo de Cantares dos Funcionários da Câmara Municipal Lagoa.
De lembrar que esta é uma iniciativa que se encontra integrada nas comemorações do 138.º aniversário da Sociedade Filarmónica Estrela d´Alva, festa em honra da Padroeira Nossa Senhora da Estrela, que decorrem entre os dias 30 de Janeiro e 2 de Fevereiro, em Santa Cruz, e que vem reforçar importância de um evento que presta homenagem à tradição açoriana, encerrando, assim, as festividades alusivas à quadra natalícia nos Açores.
Amanhã na Ribeira Grande
Amanhã são esperadas na cidade da Ribeira Grande cerca de mil e quinhentas pessoas, organizadas em grupos de cantares, que percorrerão as principais artérias da cidade a cantar e a louvar a Nossa Senhora da Estrela, padroeira da freguesia de Matriz e do Concelho.
Ponto alto destas celebrações, é o tradicional desfile do Cantar às Estrelas, que conta este ano com 32 edições, que culmina com passagem pela Câmara Municipal da Ribeira Grande e com visita obrigatória à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Estrela.
Este ano e atendendo que o dia 2 de Fevereiro, dia de Nossa Senhora da Estrela, é Domingo, o programa religioso assume especial preponderância, com realização de missa de alvorada pelas 05h00, seguida de procissão até ao quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do concelho, onde será servido pequeno almoço aos participantes.
Pelas 11h00, haverá lugar a missa solene e pelas 17h00, nova missa solene, desta feita com bênção de velas e Te Deum.
Para Alexandre Gaudêncio, “o Cantar às Estrelas assume sempre contornos muito especiais, pois recebemos grupos oriundos dos vários concelhos da ilha que se juntam aos da Ribeira Grande, emprestando um colorido e calor muito especiais na noite de 1 de Fevereiro”, começou por afirmar.
“A ação da Câmara Municipal da Ribeira Grande em manter viva esta tradição vai ao encontro do seu papel enquanto dinamizadora da cultura e das tradições, mas também da economia local e do desenvolvimento do concelho”, concluiu o presidente da edilidade ribeiragrandense.
O tradicional desfile do Cantar às Estrelas tem início, este sábado, pelas 19h00, com cortejo da imagem de Nossa Senhora da Estrela entre a Banda Triunfo e o edifício dos Paços do Concelho, onde ficará exposta aos vários grupos de cantares e público em geral. A este programa festivo, para além da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, também se associam a Banda Triunfo e o Sporting Clube Ideal, em homenagem à sua Padroeira.
Domingo em Vila Franca
A Câmara Municipal de Vila Franca do Campo volta a promover a noite de “Cantares às Estrelas”, no domingo, com o objetivo de transformar o evento numa noite muito especial, engrandecendo-a como uma tradição que merece ser acarinhada, quer pelo calor humano que transmite, quer pela aproximação das diferentes gerações participantes.
A edição de 2025 vai contar com a participação de 10 grupos, englobando 440 cantadores provenientes de dois concelhos de São Miguel, nomeadamente Vila Franca do Campo e Ponta Delgada.
Os grupos participantes irão cantar, primeiramente, junto ao edifício da Câmara Municipal, seguindo, posteriormente, para o Largo Bento de Góis, cantando, pela Rua Teófilo Braga até ao destino final. Ao longo do trajeto, serão recebidos com grande entusiasmo pelos comerciantes locais que contribuem, também, para abrilhantar esta noite. Segundo nota do município, este ano, participarão os seguintes grupos e instituições: CATL de São Miguel, Guias de Portugal (Associação Guias de Portugal), Grupo de Cantares da Junta de Freguesia de Ponta Garça, Universidade Sénior de Ponta Delgada/Coro da Universidade Sénior da Charneca da Caparica (Almada), Grupo de Cantares Vozes do Mar do Norte (Rabo de Peixe), Escola Secundária Armando Côrtes-Rodrigues, Grupo de Folclore de Ponta Garça, Grupo de Violas e Cavaquinhos de Água d’Alto, Grupo de Cantares e Serenatas de São Pedro e Grupo de Serenatas Vozes da Vila.