Edit Template

Fim das inspecções periódicas para motociclos

O Parlamento dos Açores aprovou uma proposta conjunta do Grupo Parlamentar do Partido Socialista/Açores e da Representação Parlamentar do PAN, que elimina a obrigatoriedade de inspeções periódicas para motociclos, triciclos e quadriciclos na Região Autónoma dos Açores.
De acordo com Joana Pombo Tavares, “esta decisão representa um passo fundamental para garantir a igualdade legislativa entre os motociclistas Açorianos e os do continente português”.
“Para o PS/Açores, esta aprovação vem corrigir uma injustiça que persistia na Região e reforça o compromisso do partido com uma legislação equilibrada e justa para todos os Açorianos”, sublinhou a deputada.

Acções de sensibilização

A deputada socialista lamentou que o processo legislativo deste diploma tenha tido um percurso longo, enfrentando obstáculos como o adiamento imposto pelo PSD, numa tentativa de tentar puxar a si os louros da iniciativa e que impediu que a igualdade legislativa entrasse em vigor já a 1 de Janeiro de 2025.
Além da eliminação da obrigatoriedade das inspeções periódicas, o Decreto Legislativo Regional agora aprovado reforça a necessidade de ações de sensibilização para a prevenção e segurança rodoviária em todas as ilhas, uma preocupação que se tornou ainda mais urgente após a cessação da atividade da Associação Rodoviária Açoriana, devido à falta de apoio do Governo Regional.

Formação de jovens

Neste sentido, Joana Pombo Tavares voltou a apelar ao Executivo para que celebre protocolos com associações que possam garantir a formação dos jovens ciclomotoristas, evitando que as famílias açorianas tenham de suportar os custos elevados de deslocação ao continente para obter essa licença.
Outra das alterações previstas com a aprovação desta proposta de Decreto Legislativo Regional prende-se com a revogação da obrigatoriedade de utilização de faixas refletoras em veículos ligeiros de mercadoria de caixa aberta ou com cobertura amovível.
“O PS/Açores saúda esta aprovação, que representa uma vitória para a justiça e equidade na legislação regional e reafirma o seu compromisso com os Açorianos, defendendo sempre políticas que garantam igualdade de direitos e oportunidades”, concluiu Joana Pombo Tavares.

Edit Template
Notícias Recentes
PSD, PS e BE com posições diferentes sobre o processo do Hospital Modular de Ponta Delgada
Registados 84 acidentes de viação nos Açores em seis dias
Edifícios licenciados nos Açores sobem 45,4% no primeiro trimestre
Governo dos Açores já investiu em 2025 cerca de 11 milhões de euros nas carreiras dos profissionais de saúde
Duarte Freitas recebido no Clube Desportivo Faialense em Cambrige
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores