Edit Template

Professores contra reajustamento de quadros

O Sindicato Democrático dos Professores dos Açores (SDPA) manifestou a sua “frontal oposição” ao reajustamento de lugares de quadro, através da transferência de docentes, e considerou os incentivos à fixação de profissionais insuficientes.
Em comunicado, o SDPA indica que foi notificado, na Quinta-feira, da intenção da Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto dos Açores de reajustar os lugares de quadro, através da transferência de docentes, ao abrigo do artigo 89.º do Estatuto da Carreira Docente, mas declara “frontal oposição” à adoção deste mecanismo.
“O recurso ao reajustamento dos lugares de quadro, através do mecanismo estatutário de transferência de docentes, porque permanente e a acontecer antes da abertura do concurso interno para 2025/2026, vem defraudar as justas expectativas dos docentes que, de acordo com a sua graduação profissional aguardam vaga nas escolas que agora preenchem vagas permanentes, através de uma colocação administrativa, podem ser ultrapassados na sua graduação profissional”, justifica.
O SDPA reafirma o princípio da colocação de docentes “pela via concursal e da respetiva graduação profissional”.
Já no que respeita aos incentivos à fixação docente, considera que, “sendo positiva a sua aplicação”, as medidas anunciadas pelo executivo açoriano de coligação PSD/CDS-PP/PPM “são insuficientes e incapazes de promover a fixação e a atração de docentes para as UO [Unidades Orgânicas] mais deficitárias”.
O SDPA afirma o compromisso em participar no processo negocial que agora se inicia, com “responsabilidade, exigência e proatividade, colocando todo o empenho na construção de um Regulamento de Concursos que seja justo, dignifique e valorize os educadores e professores dos Açores”.
Um plano de priorização da lecionação vai ser desenvolvido nos Açores para combater a falta de docentes, contemplando incentivos à fixação, alterações ao concurso de pessoal e a gestão dos professores excedentários, anunciou na Quinta-feira o Governo Regional. No plano, como explicou a secretária regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, no que diz respeito aos incentivos à fixação docente, para as ilhas Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico, Flores e Corvo “são definidos incentivos financeiros nos grupos de ensino e escolas em que foi necessário, em agosto de 2024, recorrer aos concursos” na Bolsa de Emprego Público dos Açores (BEPA) “por inexistência de candidatos no concurso centralizado”.

Edit Template
Notícias Recentes
Açores tiveram o maior aumento dos proveitos do turismo no país
Nordestenses nos EUA vão organizar 30º convívio na Lomba da Fazenda
Poço nas Flores continua livre e gratuito
Câmara da Lagoa reúne com taxistas para planear resposta para transporte a portadores do Cartão Lagoa + Saúde
Pedro Nascimento Cabral felicita alunos de mérito nos 173 anos da Escola Antero de Quental
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores