“A 8.ª edição da Gala do Desporto de Ponta Delgada terá como tema os desportos aquáticos e irá realizar-se no próximo dia 27 de Março, às 20h30, no Coliseu Micaelense”, anunciou o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Pedro Furtado.
O responsável autárquico falava na conferência de imprensa de apresentação deste “evento que celebra o desporto em Ponta Delgada, nas suas mais variadas vertentes e que promete encher a maior casa de espectáculos dos Açores, com atletas, entidades desportivas, familiares dos homenageados e público em geral”.
Para Pedro Furtado, “este é um evento que nos dá particular gosto em organizar, pois é um ato público de devido reconhecimento do mérito desportivo de atletas, dirigentes e associações de Ponta Delgada. É também um momento de incentivo a toda a comunidade desportiva, que se revê nos finalistas e vencedores desta gala como um exemplo a seguir”.
O Vice-Presidente da autarquia também fez questão de realçar que “os 25 atletas e entidades finalistas das diferentes categorias, devem sentir-se vencedores!
Já que a lista dos candidatos aos prémios desta gala resulta de uma lista de 64 nomes pré-seleccionados pelo mérito e os bons resultados demonstrados na época desportiva de 2023/2024 e reconhecidos pela comissão de avaliação desta gala, que é composta por cinco jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social e dois colaboradores da Câmara Municipal de Ponta Delgada, ligados à área do desporto”.
Para o prémio de Jovem Promessa do Ano 2024 estão nomeados: Tomás Almeida (Arrifes Kickboxing Clube), Lourenço Fernandes (Vitória Sport Clube) e Mateus Jorge (Clube de Tiro Desportivo de São Miguel).
Já para a Atleta Feminina do Ano, são finalistas Natacha Candé (Juventude Ilha Verde), Marta Magalhães (Clube TAP Portugal) e Isabel Farias (Judo Clube de Ponta Delgada).
Nos candidatos ao prémio Atleta Masculino do Ano estão Carlos Pedrosa (Clube de Actividades Físicas dos Bombeiros de Ponta Delgada), Rui Cansado (Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada) e Tiago Pinheiro (Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada).
Para vencer o título de Treinador do ano 2024 estão indicados os nomes de José Neves (Associação de Atletismo de São Miguel), Vasco Matos (Santa Clara Açores, Futebol, SAD) e Paulo Costa (Juventude Ilha Verde).
Para a Equipa do Ano, são finalistas o Santa Clara Açores Futebol, SAD, o Clube Actividades Gímnicas de Ponta Delgada e o Clube União Sportiva.
Já o prémio de Dirigente do Ano 2024 será disputado por Luís Onça (Trail Run), Nelson Rego (Karaté) e Bruno Vicintim (Santa Clara, Açores, Futebol SAD).
A nível do Clube/ Associação do ano 2024 estão nomeados o Judo Clube de Ponta Delgada, o Azores Padel Clube e o Clube Karaté Shotokan da Relva.
Para a categoria de Atleta de Desporto Adaptado do Ano 2024, estão destacados André Ponte (Clube Naval de Ponta Delgada), Maria Vicente (CD Santa Clara) e Maria Câmara (CD Santa Clara).
Quanto ao Prémio Carreira, este será atribuído a Mário Medeiros, também conhecido como “Sabão”, um atleta do Clube Naval de Ponta Delgada, fortemente, ligado aos desportos náuticos, que representou os Açores ao longos dos anos, conquistando vários títulos e deixando a sua marca, por exemplo alcançando o estatuto de Campeão Nacional de vela absolutos na Classe Vaurien, em 1991, um feito que se deu pela primeira vez na história dos Açores.
No que toca às distinções com o Prémio de Mérito Desportivo, fazem parte do leque de 11 personalidades: Emanuel Carreiro, Rui Dâmaso, Carlos Ferreira Coelho, Fernando Luís Raposo, Óscar Rocha, Arsénio Furtado, Carlos Carreiro, Sebastião Pessanha, Herberto Resendes, Alexandra Barroso e Rui Martins.
A Gala do Desporto em Ponta Delgada deste ano, à semelhança dos anos anteriores, terá entrada livre para o público em geral que desejar assistir. Será apresentada por Solange Vieira e abrilhantada por um repertório, composto por sete músicas, da banda “Stereo Mode”.
Durante esta cerimónia também será possível apreciar a interpretação “Mergulho em tons de Azul”, sob a direcção artística e coreografia de Ana Cosme, e a performance de dança “WAVES”, cuja produção está a cargo da Associação de Juventude Aprender A Viver, sob direcção artística de Solange Ponte (produtora/coreógrafa) e André Hércules (produtor/coreógrafo/bboy internacional).
Quanto ao troféu da 8.ª edição, a artista Catarina Alves voltou a criar uma peça única, feita com rocha vulcânica, marco dourado e resina epoxy cristal com corante azul, que nos transporta para o mundo aquático e nos lembra de “Ponta Delgada, enquanto cidade à beira mar, uma porta aberta à imensidão do aquoso azul, que nos faz sonhar e nos tenta na aventura e na busca de um mundo novo”.