Edit Template

Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores presente na abertura da Expo 2025 Osaka

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores esteve presente na abertura da Expo Osaka 2025, a convite da comissária-geral de Portugal, Joana Gomes Cardoso.
Este evento, de elevada projecção, reúne países de todo o mundo com o intuito de partilhar inovações, culturas e visões para o futuro.
“A presença dos Açores neste evento assinala a importância desta feira internacional para a Região Autónoma dos Açores, oferecendo oportunidades únicas para promover o arquipélago nos mais diversos domínios”, realçou Artur Lima, responsável pela promoção da captação de investimento externo e promoção das potencialidades económicas da Região.
A Expo 2025 Osaka, subordinada ao tema “Projectar a sociedade do futuro para as nossas vidas”, é palco de debate e apresentação de soluções inovadoras para os desafios globais, abrangendo áreas como a sustentabilidade, a tecnologia de ponta e a cooperação internacional.
O Vice-Presidente sublinhou que “o Governo Regional dos Açores tem interesse em acompanhar de perto as tendências mundiais e posicionar a Região como um agente activo na construção de um futuro mais próspero e equitativo”.
Artur Lima reforçou que “a projecção dos Açores e a colaboração internacional são elementos cruciais para o desenvolvimento sustentável e para a resolução de problemas complexos que transcendem fronteiras geográficas”, uma vez que “os Açores, com a sua natureza exuberante e a sua aposta em modelos de desenvolvimento que respeitam o ambiente, têm muito a contribuir para a discussão sobre um futuro mais verde e resiliente”.
Esta é ainda uma oportunidade de “potenciar a cooperação científica entre os Açores e o Japão”, numa perspectiva de “dar continuação à projecção da Região como plataforma de investigação atlântica”, afirmou o Vice-Presidente do Governo.
Portugal, com a 5.ª maior Zona Económica Exclusiva da Europa e a 20.ª maior do mundo, participa nesta feira internacional com o tema “Oceano: Diálogo Azul”. Será neste âmbito que ocorrerá entre os dias 14 a 16 de Agosto, no Pavilhão de Portugal na Expo2025, um evento temático dedicado aos Açores, que inclui uma exposição provisória, assim como a promoção de produtos típicos regionais.
De momento, encontram-se produtos regionais à venda na loja do Pavilhão de Portugal na Expo2025, tendo estes despertado um grande interesse dos locais, em especial no que toca aos bordados dos Açores.
“A expectativa é que a presença açoriana ao longo da exposição contribua para fortalecer a imagem internacional da Região e para atrair investimento e novas oportunidades de desenvolvimento” reforçou Artur Lima.
A Expo 2025 Osaka Kansai decorre desde o dia 13 de Abril até ao dia 13 de Outubro do corrente ano. A presença dos Açores é subordinada ao tema “Entre Corações”.

Edit Template
Notícias Recentes
Concurso para o serviço de transporte de passageiros na ilha de São Miguel com uma única proposta validada
“Regiões Ultraperiféricas são chave para segurança e sustentabilidade da União Europeia”, afirma José Manuel Bolieiro
Turismo de Portugal cria linha de apoio para dinamizar Rede de Observatórios de Turismo
Paulo do Nascimento Cabral insatisfeito com presidência dinamarquesa sobre a Coesão
Sector vitivinícola dos Açores regista mais de 30 produtores e mais de 80 vinhos certificados com Denominação de Origem Protegida
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores