Edit Template

Financiamento autárquico das atividades desportivas nos Açores está abaixo da média nacional

O INE – Instituto Nacional de Estatística, disponibilizou os dados mais recentes relavtivos ao desporto na 5.ª edição da publicação “Desporto em Números 2024”, publicada este ano.
Nesta publicação são divulgados resultados obtidos a partir de diversas fontes, seja de operações estatísticas do INE ou de dados de natureza administrativa. A informação reporta aos anos de 2019 a 2024, quando disponível.
Em 2023, (anos referente aos últimos dados disponíveis) as Câmaras Municipais afetaram 426,5 milhões de euros às atividades e equipamentos desportivos (mais 16,0% do que em 2022), representando 3,6% do total da despesa dos Municípios.
O aumento de 58,7 milhões de euros das despesas em atividades e equipamentos desportivos foi resultado do aumento das despesas correntes em 49,6 milhões de euros (mais 18,1%) e do aumento nas despesas de capital em 9,1 milhões de euros (mais 9,7%).
Por subdomínios, destacaram-se, pelo peso no total, as despesas afetas à construção e manutenção de infraestruturas desportivas (41,5%) seguidas das atividades desportivas (26,7%) e das associações desportivas (25,9%).
A despesa média por habitante em atividades e equipamentos desportivos no total das autarquias foi 40,3 euros, tendo-se destacado as regiões do Algarve (87,2 euros) e do Alentejo (64,9 euros). Pelo contrário, as regiões que registaram valores inferiores à média nacional foram a Região Autónoma da Madeira e a Grande Lisboa (16,5 euros, cada), a Região Autónoma dos Açores (23,7 euros) e a Península de Setúbal (31,3 euros).

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores