Edit Template

José Manuel Bolieiro conta com a juventude açoriana para construir o futuro da Região

O presidente do PSD/Açores disse que conta “com a juventude açoriana para construir o futuro da nossa Região”, assumindo “o compromisso e a sensibilidade estratégica de a saber ouvir, nunca prescindindo da sua visão inovadora e dos seus talentos”.
José Manuel Bolieiro falava na sessão de encerramento do 23º Congresso Regional da JSD/Açores, que decorreu em Angra do Heroísmo, onde expressou “eu acredito, eu confio na juventude portuguesa e na juventude açoriana. É com ela que vou estar e é com ela que vamos conduzir o nosso futuro colectivo”.
O líder social-democrata açoriano firmou um compromisso com os jovens “de saber ouvir as suas ambições, preocupações, necessidades e o potencial dos jovens”, assente “nesta confiança na juventude e nesta sensibilidade estratégica de que não podemos prescindir. Ao contrário de outros, que estão a falhar, nós não vacilaremos”, garantiu.
Bolieiro não esqueceu um sector essencial para os mais novos, “que têm na oportunidade da Habitação uma consolidação da sua estabilidade familiar. Pois podem confiar numa política que contrasta com uma longa falta de estratégia no passado, para terem agora mais oferta de Habitação, mais acessibilidade à Habitação, mais capacitação das famílias para o acesso à sua Habitação, seja ela própria ou por arrendamento”.
Visando o futuro e as novas gerações, o presidente social-democrata apontou “o Mar e o Espaço” como elementos essenciais, “também no conceito do território, e que dão dimensão aos Açores”.
“A dimensão marítima e espacial que os Açores representam para é de 56% do todo nacional, portanto a maior do país”, pelo que “temos de colocar de lado o travão que é a exiguidade territorial e demográfica, a dispersão, a ultraperiferia, a condição arquipelágica, e fazer de tudo isso um acelerador do talento dos nossos jovens. É neste foco que devemos tratar o nosso futuro”, considerou José Manuel Bolieiro.
“É nesta ambição que devemos relacionar-nos com a República, com a União Europeia e com o mundo”, disse o presidente do PSD/Açores, crente “na geração mais qualificada de sempre, em Portugal, nos Açores e na Madeira, para juntar ao vosso talento essa capacitação que queremos para desenvolver o país. Porque, sim, os Açores são um motor de desenvolvimento de Portugal”, afirmou.
“Neste tempo de transições em que vivemos: transição energética, transição digital, transição climática, conhecimento do fundo do mar profundo, da sua riqueza mineral e das capacidades do espaço ao nível suborbital, acredito na juventude açoriana para fazer parte desta ambição”, rematou Bolieiro.
Reeleito para um novo mandato à frente da JSD/Açores, Luís Raposo frisou que “os jovens são a força motora da nossa sociedade, agentes de mudança, irreverentes e ambiciosos”, garantindo “uma actuação política pela proximidade, numa experiência desafiante e exigente, e numa caminhada que queremos sempre de progresso”.
O jovem social-democrata elencou as cinco medidas constantes da sua moção de estratégia global, desde logo “assumir a Educação como o elevador social mais importante”, num desafio às restantes juventudes partidárias para a realização “de um Fórum Regional ‘Educação nos Açores’, envolvendo partidos políticos, sindicatos e comunidade escolar”.
Da mesma forma, “vamos elaborar um Plano Regional de Literacia Financeira e propor a criação de programas de Inclusão e Integração através do Desporto, numa realidade que se estenda a todas as ilhas”, anunciou.
Ao nível da Habitação, a JSD/Açores defende a criação do Programa “Recupera” para os imóveis devolutos, de um Sistema de Incentivos para a construção e reabilitação, também para as empresas, e de um Fundo Regional para a Habitação, assim como “criar o Programa “Lotear, Infraestruturar e Construir”, dedicado aos mais jovens”, avançou.
Luís Raposo quer “reforçar a presença da juventude na agenda política regional”, tendo desafiado os jovens açorianos “para que se envolvam e se façam ouvir nas suas comunidades”, especialmente “neste ano de 2025, que estou certo será vitorioso para o PSD, com a JSD sempre a honrar o passado, a cumprir o presente, e a garantir um futuro digno para as próximas gerações”.
O 23º Congresso Regional da JSD/Açores elegeu a nova Comissão Política Regional, liderada por Luís Raposo, com 93% dos votos. André Pontes é Vice-Presidente Coordenador, sendo os Vice-Presidentes Jorge Freitas e Melenie Almeida. Mariana Pereira assume o cargo de secretário-Geral.
Maria Inês Gouveia fica à frente do Conselho Regional, Gonçalo Gomes do Conselho de Jurisdição, e Carlota Ferro é a nova Presidente da Mesa do Congresso da JSD/Açores.

Edit Template
Notícias Recentes
Noble actua hoje no Auditório da vila de Água de Pau
Açores são exemplo europeu de sustentabilidade e inovação, afirma Presidente da Assembleia Legislativa
Pedro Nascimento Cabral diz que é tempo de “valorizar a competência” dos enfermeiros nos Açores
VISTA e VOYAGER of the SEAS trazem hoje a Ponta Delgada mais de 6.400 visitantes
Arquipélago promove espectáculo “O Mestre”, de Maria João Falcão e Michel
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores