Edit Template

José Ferreira: um exemplo do potencial empreendedor dos lusodescendentes

Uma das marcas mais características das comunidades portuguesas espalhadas pelos quatro cantos do mundo é indubitavelmente a sua dimensão empreendedora, como corroboram as trajetórias de diversos compatriotas que criam empresas de sucesso e desempenham funções de relevo a nível cultural, social, económico e político.
Entre as várias trajetórias de portugueses e lusodescendentes que se distinguem pelo seu papel empreendedor e inovador, e constituem um relevante facto de desenvolvimento do país, destaca-se o percurso inspirador e de sucesso de José Ferreira.
Filho de pais portugueses com raízes na ilha da Madeira, território arquipelágico cuja imensa diáspora se encontra disseminada por todos os continentes, o empreendedor lusodescendente nasceu e cresceu no Equador, na costa oeste da América do Sul, país onde há 700 portugueses registados, e José Ferreira montou os seus primeiros negócios.
O lusodescendente de origem madeirense tem realizado atualmente vários projetos e investimentos na “pérola do Atlântico”. Nomeadamente, no setor do turismo, um importante motor do desenvolvimento económico local, regional e nacional, sendo que inclusivamente, a Madeira tem sido uma das regiões que tem impulsionado o crescimento do turismo em Portugal.
No decurso do passado mês de março, o empresário lusodescendente, impelido por uma visão estratégica salpicada de afinidade sentimental, inaugurou na freguesia do Paul do Mar, conhecida pelas suas paisagens naturais marcantes e pelas suas tradições seculares, uma unidade de alojamento local, através da recuperação de uma propriedade anteriormente pertencente aos seus bisavós.
Conjuntamente com o investimento de cerca de 800 mil euros na Quinta Marefe, em Paul do Mar, o empresário lusodescendente tem ainda a decorrer no concelho da Calheta, três novas obras com a mesma finalidade, mormente as Casas do Salão.
O amor à terra dos ascendentes e a visão empreendedora de José Ferreira, tem sido acompanhada por uma importante vertente social. Dado o compromisso do empresário lusodescendente, em contribuir para a construção de habitação no torrão arquipelágico a custos controlados, ajudando, concomitantemente, a mitigar a crise da habitação em Portugal, país da OCDE onde é mais difícil comprar casa, tendo a pior relação entre o preço das casas e os rendimentos, segundo os dados do terceiro trimestre de 2024. E em particular, na Região Autónoma da Madeira, onde o preço das casas subiu 12,6% em 2024, passando para os 3251 euros por metro quadrado, um aumento de 2121 euros face a janeiro de 2015.
Segundo o jovem empresário lusodescendente, “o equilíbrio entre o investimento turístico e a vertente social é essencial para garantir o desenvolvimento sustentável da Madeira, promovendo soluções que beneficiem tanto os visitantes como a população local”.
O empresário lusodescendente, José Ferreira (ao centro), no decurso da inauguração da Quinta Marefe, em Paul do Mar, que contou com a presença de Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeirada diáspora, são reconhecidos como uma mais-valia estratégica na promoção e desenvolvimento do país, o apego às raízes de José Ferreira e o seu espírito arrojado, robustece a visão do reputado empresário norte-americano Michael Dell: “Os empreendedores reais têm o que eu chamo de três Ps (e, acreditem-me, nenhum deles significa permissão). Os empreendedores reais têm uma paixão por aquilo que estão a fazer, um problema que precisa de ser resolvido, e um propósito que os impulsiona para a frente”.

Daniel Bastos

Edit Template
Notícias Recentes
“A minha maior inspiração é saber que essas pessoas vão poder recordar e eternizar momentos únicos através do meu trabalho.”
Paulo do Nascimento Cabral satisfeito pela colocação do POSEI no centro das prioridades do próximo QFP
Construção de um ambiente laboral mais justo, colaborativoe sustentável depende de todos, defende Maria João Carreiro
Concelho da Ribeira Grande renova bandeira azul em cinco zonas balneares
“Agricultura está no centro das nossas vidas”, sublinha António Ventura
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores