Edit Template

Artur Lima sublinha “oportunidades de cooperação mútua” com a Região Autónoma do Príncipe

O Vice-Presidente do Governo dos Açores procedeu, na quarta-feira, à assinatura de um protocolo de cooperação entre o Governo da Região Autónoma dos Açores e o Governo da Região Autónoma do Príncipe em áreas de objectivos e desafios comuns. “Este é um primeiro passo que queremos que venha a dar frutos e que seja também progressivo nas suas diversas acções”, afirmou Artur Lima, citado em nota no Portal do Governo.
O acordo agora concretizado “pretende-se pragmático, prático e executável”, tendo ambas as Regiões “muito a aprender uma com a outra”, enfatizou.
O protocolo celebrado entre a Região Autónoma dos Açores e a Região Autónoma de Príncipe visa promover a cooperação estratégica nos domínios da ciência e tecnologia, comunicações, educação e formação, energia renovável, mar, ambiente e agricultura.
“É um protocolo de partilha, de partilha de um povo, em primeiro lugar, de toda esta solidariedade de ser ilhéu”, relevou o Vice-Presidente do Governo.
O estreitamento de laços entre as Regiões materializa-se na “protecção do ambiente, na cultura, na ciência, no turismo, no mar, na agricultura. Todas essas áreas que são da vivência de um ilhéu”, prosseguiu.
“Muito podemos ajudar na auto-suficiência energética”, área em que os Açores estão a “investir muito” e têm “conseguido resultados palpáveis”, destacou Artur Lima.
Na cooperação ao nível do ensino, “é possível que se possa colaborar com bolsas de estudo para estudantes do Príncipe”, salientou.
Os desafios e objectivos partilhados estendem-se também ao sector agrícola: “este Governo tem feito um esforço enorme para promovermos a auto-sustentabilidade alimentar, e isso é fundamental numa região autónoma”, afirmou Artur Lima.
“A Autonomia é uma conquista dos dois povos e nós como governantes temos o dever e a obrigação de pugnar por ela para darmos as melhores condições de vida às nossas populações”, sublinhou Artur Lima após a assinatura do protocolo.
E prosseguiu: a Autonomia “é um processo contínuo, progressivo e que nunca terá um fim. Tem de ter evolução. Tem de ter progresso”.
O Vice-Presidente do Governo dos Açores esteve presente nas comemorações dos 30 anos de autonomia da Região Autónoma do Príncipe, a 29 de Abril.

Edit Template
Notícias Recentes
Coral de São José promove a XIII edição do Festival Música no Colégio
Olimpíadas Seniores reuniram 250 idosos no Parque Urbano
Governo disponível para apoiar cooperativas de habitação no reforço da oferta de imóveis e a preços acessíveis
Filme “A Ilha” da Bensaude Hotels conquista cinco ouros nos Prémios Lusófonos da Criatividade
Regiões da Macaronésia firmam protocolo de cooperação nas áreas da saúde mental e comportamentos aditivos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores