Amanhã, dia 7 de Maio, pelas 10h30, a Câmara Municipal da Lagoa, através da Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, irá promover uma «Leitura comentada da obra “O Medo” de José Martins Garcia», estando a iniciativa a cargo de Roberto Jesus Reis. Esta acção insere-se no âmbito das comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da dinamização do fundo de José Martins Garcia.
A decorrer na Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira (Convento de Santo António), trata-se de uma iniciativa aberta ao público em geral, embora dirigida preferencialmente a alunos e a instituições, de promoção da leitura e divulgação da obra em destaque. Roberto Jesus Reis, nascido na ilha do Faial e residente em São Miguel, tem 57 anos. É licenciado em Educação e mestre em Estudos de Língua Portuguesa, pela Universidade Aberta. Tem 3 livros de poesia editados e é editor das Chancelas Escritor Edições e Ilhas 9 Edições. É actor residente do grupo de teatro ETCENA da Associação Solidaried’arte (Associação de Educação e Integração pela Arte e Desenvolvimento Cultural Social e Local) e sócio fundador da mesma.
A Biblioteca Municipal lançou-lhe o desafio pelo seu percurso no mundo dos livros e por ter abordado a obra de José Martins Garcia na sua dissertação de mestrado “A transcrição do medo: a abordagem de João de Melo e José Martins Garcia nas obras «Livro de Vozes e Sombras» e «O Medo»”.
As duas obras tratam do tema da revolução de 25 de Abril de 1974, abordando ambos os autores o período antes da revolução, o dia da revolução, o pós-revolução e a problemática da descolonização.
Esta acção visa divulgar a obra de José Martins Garcia, uma vez que a Biblioteca Municipal possui no seu acervo, fruto de uma doação concretizada por Pedro Queiroz, o fundo do escritor constituído por mais de 500 espécies bibliográficas da colecção particular de José Martins Garcia, com obras nas áreas da filosofia, psicologia e literatura. O fundo contempla, também, várias obras da sua autoria.