Edit Template

Taxa de inflação subiu nos Açores com maior incidência na restauração

A taxa de variação média dos últimos doze meses, terminados em Abril, do Índice de Preços no Consumidor, “Total”, subiu para 2,25%.
Segundo o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), as maiores variações médias positivas verificaram-se nas classes “Restaurantes e hotéis” (5,46%), “Saúde” (4,21%), “Habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis” (4,05%), “Comunicações” (4,04%) e “Bebidas alcoólicas e tabaco” (4,01%). Em sentido contrário, a classe que apresentou maior variação média negativa foi a do “Vestuário e calçado” (-2,80%).
A taxa de variação média dos últimos doze meses nacional foi de 2,41%.
A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor, “Total” de abril, situou-se nos 2,16%, diminuindo 0,03 pontos percentuais em relação ao mês de anterior.
A taxa homóloga a nível nacional foi de 2,10%. A taxa mensal do índice de Abril, “Total”, foi de 0,59%, diminui 0,64 pontos percentuais em relação ao mês de anterior. A classe “Restaurantes e hotéis” com 4,15%, foi a que mais se realçou no sentido da alta, enquanto no sentido da baixa foi a classe ““Comunicações” com -0,95%.
A taxa mensal a nível nacional foi de 0,72%, refere ainda a mesma fonte.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores