O NRP D. Carlos I, navio hidro-oceanográfico da Marinha Portuguesa, encontra-se a realizar levantamentos hidrográficos em apoio à Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), nos meses de Junho, Julho e Agosto, em diferentes áreas do Atlântico Norte.
A EMEPC tem como parte da sua missão o trabalho de fundamentação e defesa da proposta de extensão da plataforma continental apresentada por Portugal junto das Nações Unidas, proposta que, se aprovada na totalidade, aumentará a área do fundo do mar sob soberania portuguesa para uma extensão de cerca de 40 vezes a área terrestre portuguesa do continente e ilhas.
Os dados recolhidos durante esta campanha, além de serem essenciais para a defesa desta proposta de elevado interesse estratégico nacional, vão servir também para aumentar o conhecimento do mar dos Açores, contribuindo para o desenvolvimento técnico e científico e para o conhecimento e estudo do mar português, missão permanente do Instituto Hidrográfico e da Marinha.
Na primeira fase de levantamentos no “mar dos Açores”, após 19 dias de navegação, o navio navegou 2932 milhas contabilizando um total de 427 horas de navegação e 25 489 km2 de área sondada.
O NRP D. Carlos I, com 36 militares embarcados, irá permanecer atracado em Ponta Delgada, para uma escala logística, entre 8 e 11 de Julho, regressando então ao mar para a etapa seguinte desta missão.