O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, abriu, na Segunda-feira, um projecto inovador, mais precisamente, o Centro de Intervenção Social “TEAR”, que fica num edifício localizado junto ao Paços do Concelho.
O Centro de Intervenção Social “TEAR” — Transformar, Educar, Acolher, Reabilitar — é uma nova resposta municipal que terá como propósito promover intervenções sociais integradas, reforçando a proximidade com os cidadãos e o apoio às populações em situação de maior vulnerabilidade. O novo centro acolhe, assim, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – APAV; a Associação para a Inclusão Social – Novo Dia; a Cooperativa de Incubação de Iniciativas de Economia Solidaria – Kairós e Associação Regional de Reabilitação e Integração Sociocultural dos Açores – ARRISCA.
Esta nova resposta social integra-se na estratégia municipal de reforço da coesão social e pretende ser um espaço aberto, multidisciplinar e colaborativo, capaz de responder com eficácia aos desafios sociais do território, através de uma intervenção mais sistémica e uma resposta integrada que reforça a descentralizada e a proximidade com a comunidade.
Durante a abertura, os presentes tiveram oportunidade de conhecer as instalações do centro, onde a equipa técnica promoverá a sua missão. O momento foi marcado por intervenções institucionais, partilhas de ideias, sendo este um projecto de trabalho articulado e complementar, que visa a inclusão social e o bem-estar de todos aqueles que, por diferentes razões, precisam de um apoio mais próximo.