Foi ontem lançada uma petição pública online para a mudança do nome do aeroporto civil das Lajes para Aeroporto Nuno Bettencourt.
Dirigida à “comunidade açoriana”, a petição, com origem na ilha de São Miguel, argumenta que “Está na hora de dar um nome digno ao aeroporto da ilha Terceira. Um nome que ecoe além do arquipélago. Um nome que orgulhe a ilha Terceira e os Açores”.
A proposta é, pois, que o actual “Aeroporto Civil das Lajes” passe a chamar-se Aeroporto Internacional Nuno Bettencourt.
De acordo com o promotor da iniciativa, a ideia de criar uma petição para alterar o nome do aeroporto da Terceira surgiu quase de forma inevitável”. Na última semana, Nuno Bettencourt voltou a estar no centro do mundo do rock, brilhando no concerto de despedida dos Black Sabbath e Ozzy Ousbourne, onde foi uma das grandes figuras da noite. Nuno Bettencourt é, indiscutivelmente, uma das personalidades mais influentes da música a nível mundial. Aclamado por lendas como Brian May e Steven Tyler, autor de uma das baladas mais tocadas de sempre, More Than Words, e companheiro de palco de artistas que o reverenciam, Nuno representa o expoente máximo do talento açoriano na diáspora. É a prova viva de que os Açores exportam muito mais do que vacas e ananases: exportam arte com impacto global”, afirma Philip Pontes, que acrescenta: “Dar o nome deste artista ao aeroporto da Terceira não seria apenas uma homenagem a um guitarrista de classe mundial, seria, acima de tudo, um tributo a todos os artistas açorianos.”
Nuno Bettencourt é um dos mais conceituados guitarristas da actualidade e compositor e produtor de referência internacional. Nasceu na Praia da Vitória, em 1966, tendo-se mudado, com a sua família, para Hudson, Massachusetts aos 4 anos. Desde sempre vem mantendo relações próximas com os Açores e sempre evocou com orgulho o arquipélago que o viu nascer.
A petição pública está disponível em https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT126361