Edit Template

Número de casas à venda em São Miguel cai 18,4% no primeiro trimestre

O número de casas à venda na ilha de São Miguel diminui 18,4% no primeiro trimestre deste ano, por comparação com igual período de 2023.
Segundo os dados analisados pelo portal imobiliário Idealista, contabilizaram-se menos casas para comprar em todos os distritos e ilhas na primavera de 2025 face a um ano antes. A descida do stock foi mais acentuada em Coimbra (-24,7%), Setúbal (-23%) e Lisboa (-22,3%), mostram os dados do idealista. E, na primavera, a tendência de descida do número de habitações disponíveis para comprar no país voltou a confirmar-se, tendo caído 15,7% no segundo trimestre de 2025 face ao que estava disponível no mesmo período de 2024, de acordo com a mesma fonte.
Nas principais cidades do país, a oferta de casas à venda em Portugal caiu no início de 2025, depois de cerca de ano e meio de aumentos. Em Ponta Delgada, a queda foi de 16,4%. A descida registou-se em 18 das 20 capitais de distrito (ou de regiões autónomas). Viseu (-29,4%), Braga (-28,1%), Beja (-27,5%) e Coimbra (-26,9%) foram as cidades onde a quebra foi mais evidente.
Vendas sobem e preços
sobem

Enquanto a oferta residencial diminui, a venda de casas aumentou no primeiro trimestre de 2025 registando-se um aumento de 24,9%. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE), que indicam que nos primeiros três meses de 2025 foram transaccionadas mais de 40 mil habitações no país. A descida dos juros no crédito habitação e os novos apoios para os jovens (isenção de IMT e garantia pública), a par do alto custo do arrendamento contribuirão para o dinamismo do sector imobiliário.
Consequência directa da diminuição da oferta e aumento da procura é a subida de preço de imóveis, que subiram 18,7% no último ano, um novo máximo histórico, sendo a “variação mais elevada desde o início da série” que remonta a 2019, como se lê no boletim do INE publicado na passada quarta-feira, dia 16 de Julho.
Também nos primeiros três meses deste ano o de 2025, o preço das casas vendidas aumentou em praticamente todas as sub-regiões do país. Na Região autónoma dos Açores, o aumento foi de 19,2%, face ao período homólogo de 2024.

Edit Template
Notícias Recentes
Presidente do Governo recebeu Cônsul dos EUA em audiência de despedida
Bispo das Forças Armadas e de Segurança preside à festa do Bom Jesus do Pico
Parlamento madeirense quer colocar Madeira e Açores a decidir nos órgãos nacionais que regulam a formação profissional
Ordem dos Enfermeiros dos Açores inicia processo de inscrição dos recém-licenciados
Inaugurada zona de lazer da Rua da Soca, na freguesia dos Fenais da Ajuda
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores