O aluno Afonso Benevides, da Escola Secundária Domingos Rebelo, foi distinguido com uma menção honrosa, na 57.ª edição da Olimpíadas Internacionais de Química, competição que decorreu de 5 a 14 de Julho de 2025 nos Emirados Árabes Unidos.
A representação portuguesa esteve igualmente em destaque com ao desempenho do aluno Leonardo Aires (Escola Secundária Dr. Mário Sacramento), que conquistou uma medalha de bronze.
A delegação nacional, cuja preparação foi organizada pela Sociedade Portuguesa de Química na fase nacional foi composta ainda pelos estudantes Diogo Sousa (Escola Secundária Carlos Amarante) e Leonardo Sousa (Escola Secundária Pinhal do Rei).
Os quatro jovens participaram ao lado de mais de 360 estudantes de mais de 90 países, naquele que é uma das mais prestigiadas competições internacionais de ciência para alunos do ensino secundário.
As Olimpíadas Internacionais de Química têm como objectivo estimular o interesse dos jovens pela ciência, promover a excelência e criar oportunidades de intercâmbio cultural e académico entre estudantes de todo o mundo. Durante os dez dias do evento, os participantes enfrentaram exigentíssimas provas teóricas e laboratoriais de elevada complexidade e participaram em actividades culturais e científicas.