A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) iniciou esta Quinta-feira, em Ponta Delgada, o processo de inscrição dos novos enfermeiros licenciados pela Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores. Na próxima semana, a equipa da SRRAAOE deslocar-se-á à ilha Terceira para realizar o mesmo procedimento em Angra do Heroísmo.
O processo decorre de forma descentralizada, com o objectivo de facilitar a inscrição dos novos profissionais e prestar um apoio personalizado nesta fase inicial da sua carreira.
Pedro Soares, Presidente da SRRAAOE, destaca que “a inscrição destes 65 novos enfermeiros na Ordem representa mais do que um ato formal, é a incorporação de novos profissionais essenciais para garantir o direito à saúde no arquipélago dos Açores. São peças fundamentais para reforçar as equipas de enfermagem num momento em que há uma reconhecida carência de profissionais nas unidades do Serviço Regional de Saúde”.
O dirigente regional da Ordem apela a um compromisso firme com os profissionais de enfermagem, sublinhando que “o reforço de recursos humanos deve ser acompanhado de políticas de contratação estáveis. É urgente que as entidades empregadoras compreendam que estes profissionais não podem ser integrados através de vínculos precários”.
A SRRAAOE assume uma posição clara contra a precariedade, alertando para os riscos de práticas como o recurso ao programa Estagiar L para suprir necessidades permanentes. “Estas soluções perpetuam a instabilidade e representam uma fragilização inaceitável da profissão. Os enfermeiros são profissionais altamente qualificados e devem ser tratados com a dignidade que a sua formação e missão exigem”, afirma Pedro Soares.